Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/18 às 18h23 - Atualizado em 30/10/18 às 11h45

2ª edição do projeto Parque Cultural acontecerá no próximo sábado (28) em Águas Claras

COMPARTILHAR

O Parque Ecológico de Águas Claras receberá no próximo sábado (28) a segunda edição do projeto Parque Cultural, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e diversas atividades voltadas à qualidade de vida da população local.

 

O objetivo é promover o potencial das unidades de conservação do DF como áreas de lazer, difusão cultural e conhecimento, estimulando ações de sustentabilidade, economia colaborativa e interação entre moradores das regiões.

 

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF), Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e Secretaria de Cultura do Distrito Federal e conta com o apoio da Administração Regional de Águas Claras nesta edição.

 

As atividades começam às 8h e acontecerão simultaneamente ao longo do dia. Teatro, atividades esportivas, feiras de produtos orgânicos e de troca fazem parte da programação juntamente com o oferecimento de serviços gratuitos de promoção à saúde pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – Uniplan.  O concerto da Orquestra Sinfônica começará às 18h.

 

Educação ambiental

 

Durante o dia será possível visitar o Espaço Sustentabilidade, uma área com aulas de educação ambiental com o objetivo de falar sobre as curiosidades de bacias hidrográficas do DF, a importância do Cerrado e do cuidado com as águas.

 

Também serão realizadas caminhadas guiadas e passeios pelas vias do Parque, incluindo a observação de pássaros, com o projeto Vamos Passarinhar.

 

Organização

 

A organização do evento espera receber aproximadamente 10 mil pessoas no local e sugere aos frequentadores irem a pé ou de bicicleta, além de levarem cangas, toalhas, banquinhos individuais e seus próprios copos. O objetivo é evitar o acúmulo de lixo e estimular a prática de atitudes sustentáveis.

 

As atividades culturais e esportivas são gratuitas, mas os organizadores pedem que os frequentadores levem 1 kg de alimentos não perecíveis, além agasalhos e tênis para doação.

 

No local também será montada uma Praça de Alimentação, com foodtrucks e distribuição gratuita de água potável pela Caesb.

 

O próximo local a receber o Parque Cultural será o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, com previsão para 5 de maio.

 

Parque Ecológico Águas Claras

 

No interior do parque está o córrego Águas Claras, que deu origem ao nome da cidade. O local é contornado por trilhas longas e largas sendo ideal para práticas esportivas como corridas e caminhadas. Também possui diversas quadras, campos e equipamentos de ginástica.

 

Parque Cultural em Águas Claras

 

Data: 28 de abril

Horário: 8h às 18h

Local: Parque Ecológico de Águas Claras, Avenida Castanheiras – Centro, atrás da Residência Oficial de Águas Claras, entre as quadras 301, 104, 105 e 106.