Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/02/16 às 14h24 - Atualizado em 30/10/18 às 11h46

Abertas as inscrições para o Castramóvel

COMPARTILHAR

Notícias

Nesta fase, serão realizadas mil castrações. Comitê quer prioridade para cães e gatos abandonados, em colônia nas ruas, em lares provisórios ou adotados por pessoas de baixa renda.

(Brasília, 3/2/2016) – A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto Brasília Ambiental (Ibram) abriram novo lote de cadastramento no Castramóvel, unidade que realiza castração gratuita de cães e gatos. Neste momento, serão realizadas mil castrações a partir desse cadastramento.

banner.castra.site

Mara Moscoso, assessora especial da Subsecretaria de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos Animais (Sacedan), da Sema, informou que a triagem dos cadastrados será de acordo com o critério do Comitê Interinstitucional de Direitos Animais (CIPDA-DF). “A demanda pelo serviço é grande e neste momento decidimos priorizar o aspecto social, ou seja, animais sem lares, comunitários, que estão em lar temporário aguardando adoção e animais adotados por pessoas de baixa renda”, informou Moscoso. A castração é importante, explicita a assessora, para evitar reprodução de crias indesejadas e o consequente abandono de animais. “A castração ainda auxilia na prevenção de doenças como tumores e infecção uterina”.

Só deverão comparecer ao Castramóvel, no Parque do Cortado em Taguatinga, os tutores contatados pela Sema para o agendamento da cirurgia. A seleção dos animais será feita de acordo com os seguintes critérios:

  • São atendidos cães e gatos, machos e fêmeas com no mínimo três meses de idade ou mais de 1 kg, e adultos com até sete anos.
  • Será dada prioridade a animais:
  • em possível situação de colecionismo
  1. comunitários
  2. de colônias
  3. em lar temporário ou casa de passagem
  4. adotados por pessoas de baixa renda.
  • Os tutores deverão assinar um termo de autorização para o procedimento, morar no Distrito Federal, ter mais de 18 anos e ser responsável pelo transporte e cuidados antes e após a castração.
  • Quem preencher o formulário deverá ser o responsável por levar o animal para atendimento, quando deverá ser identificado por documento com fotografia.
  • Não será atendido animal diferente daquele identificado no cadastramento e agendado para a castração.


Se você for selecionado
, receberá um e-mail da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF). Depois disso, aguarde o contato da equipe veterinária para fazer o agendamento.

Se você não receber o e-mail, pedimos a sua compreensão e que aguarde. A inscrição no cadastro não é garantia de que será atendido. Mas não é necessário cadastrar o mesmo animal mais de uma vez.

 

Clique aqui e acesse o formulário para os tutores de cães e gatos se candidatarem a fazer a castração gratuita de animais no Castramóvel.

Se você ainda tiver dúvidas, acesse o Perguntas Freqüentemente Feitas (FAQ) .