Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/17 às 20h40 - Atualizado em 30/10/18 às 11h46

Acordo de Gestão entre FJZB, Sema e Ibram define agenda de trabalho

COMPARTILHAR

Sema na Imprensa

Do site do Zoológico de Brasília 

Nesta última quarta-feira (19), aconteceu mais uma oficina de trabalho entre a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Instituto Brasília Ambiental – Ibram e a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal – Sema/DF. Estas oficinas de trabalho estão previstas no Acordo de Gestão, assinado recentemente entre os órgãos com objetivo de promover uma administração por resultados e atender às diretrizes do Plano de Governo nesta gestão (2017/2018). Neste acordo serão estipulados metas e prazos de execução, critérios objetivos de avaliação e desempenho, para que sejam utilizados como indicadores de qualidade e produtividade.

O presidente da FJZB, Gerson Norberto destacou o fortalecimento do compromisso conservacionista da Fundação com ações estratégias que serão desenvolvidas e acompanhadas pelos órgãos. “Trabalhar em prol de um ambiente melhor para todas as espécies, da preservação da natureza, da garantia hídrica e de ações concretas para mitigar as graves mudanças climáticas que estamos vivendo, só será possível com uma rede de ‘atores’ comprometidos com alta eficiência técnica. Estas oficinas e seus encaminhamentos são evidências de como estamos todos empenhados”.

O secretário da Secretaria do Meio Ambiente, André Lima ressaltou que alguns assuntos demandam alinhamentos entre Sema, FJZB e o Ibram e que o acordo facilitará o trabalho. “Tem uma série de agendas, como por exemplo, fiscalização e recuperação do cerrado, implementação dos parques, agendas de educação ambiental que demandam uma boa coordenação e articulação entre os órgãos. Aqui estamos alinhando como esta agenda vai acontecer”.

A presidente do Ibram, Jane Vilas Bôas destacou a importância deste acordo. “Um Acordo de Gestão não é um instrumento obrigatório, mas é uma ferramenta que traz objetividade nas metas e nos objetivos que deverão ser cumpridos para atender a política estratégica do meio ambiente”.

Durante a reunião foi preenchida uma planilha com ações que serão desenvolvidas por diversas áreas dos órgãos. A próxima reunião está marcada para o dia 12 de maio.

 

Imagem: Zoológico de Brasília