Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/16 às 12h07 - Atualizado em 30/10/18 às 11h46

Adasa veste a camisa da sustentabilidade no mês da Água

COMPARTILHAR

 Notícias

da Ascom Adasa

Intensa programação inclui ciclo de palestras, premiações de parceiros defensores do tema, assinaturas de convênios e contratos, além de ações socioeducativas em núcleos rurais

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) preparou uma programação para as comemorações da Semana Mundial da Água, em março. Entre as atividades gratuitas e abertas ao público estarão o ciclo de palestras que compreendem o curso “O papel da Adasa na gestão dos recursos hídricos”, premiações de parceiros defensores do tema, assinaturas de novos convênios e contratos, além de ações socioeducativas em núcleos rurais.

As atividades iniciam na tarde desta sexta-feira (18) com a assinatura de contratos firmados entre produtores de água na Bacia do Pipiripau e a Adasa. O acordo engloba o pagamento de uma retribuição pecuniária anual a proprietários rurais que prestam serviços com ações de conservação do solo, preservação e restauração da vegetação nativa, todos decorrentes do projeto.

O projeto tem parceria com 18 instituições. Entre elas estão a Agência Nacional de Águas (ANA),o Banco do Brasil (BB), Caesb, Emater, Secretaria de Agricultura, Ibram e WWF. Todas reúnem esforços, recursos e apoios federais e distritais, juntamente com a participação do terceiro setor.

Mais de 300 mil mudas de árvores nativas já foram plantadas por intermédio do projeto. O resultado é a preservação de remanescentes florestais, ações de conservação do solo, educação ambiental e revitalização de canais hídricos.

Troféu

Ao seguir a tradição dos últimos cinco anos no Dia Mundial da Água, 22 de março, a Adasa irá homenagear com o troféu Guardiões da Água aqueles que regularmente prestaram serviços relevantes em melhorias na gestão dos recursos hídricos em Brasília. Estão entre elas, personalidades reconhecidas por defenderem o gênero, autoridades públicas e instituições, representantes da comunidade acadêmica e órgãos governamentais parceiros da Adasa.

Convênios

Entre os atos solenes da Adasa na próxima terça-feira (22) estão a assinatura de convênios da Agência com a Universidade de Brasília (UnB). As propostas envolvidas visam à otimização do uso dos recursos hídricos e sua sustentabilidade por meio de práticas, como o reaproveitamento de águas cinzas e o aproveitamento de águas pluviais.

O projeto inclui também a elaboração de estudo técnico para análise técnica da agência sobre a conveniência da instalação de equipamento como o eliminador e bloqueador de ar na rede predial de abastecimento de água do DF.

Escolas

Entre os dias 18 e 21 de março é a vez da dinâmica de conscientização ambiental a respeito dos temas “Água e Saúde” e “Uso Múltiplo e Racional da Água”, nas escolas rurais Pipiripau e Cef 2, em Brazlândia. Será realizada por educadores ambientais do programa Adasa na Escola, em parceria com os alunos do programa Saúde Coletiva (UnB), que atuam no projeto Agente Ambiental Mirim. A vivência abordará o ciclo da água e ao final os alunos produzirão trabalhos relacionados à experiência.

O Programa Adasa na Escola leva informações a estudantes e professores das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. É realizado com palestras a alunos da educação infantil e ensino fundamental, professores, orientadores e diretores da rede pública. Os participantes recebem materiais sobre gestão da água, consumo consciente e manutenção das fontes dos recursos hídricos. Mais de 11 mil estudantes e 283 escolas já foram atendidas pelo programa.

Nos dias 22 e 23 de março, 360 alunos da Escola Parque da Natureza, de Brazlândia, participarão de oficinas de educação ambiental, trilhas ecológicas e oficinas de pegadas de animais do cerrado no Parque Veredinhas. As ações ambientais fazem parte do Projeto Descoberto Coberto, da Adasa.

Acadêmicos

A Adasa abre suas portas para a comunidade acadêmica, professores da rede de ensino e população durante a Semana da Água. Os interessados em participar do curso “O papel da Adasa na gestão dos recursos hídricos para a sociedade” devem enviar nome completo e tema referente à palestra a ser assistida para semanadaagua@adasa.df.gov.br

O curso envolve sete palestras a respeito de diversos temas da área, é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas de acordo com a capacidade do auditório principal da agência. A lista completa com os temas abordados nas palestras pode ser conferida no site da Adasa: www.adasa.df.gov.br

adasa