Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/16 às 13h24 - Atualizado em 30/10/18 às 11h46

Administrações regionais se mobilizam pela Virada do Cerrado

COMPARTILHAR

Notícias

Lago Norte/Varjão e Planaltina já definiram as suas programações para a edição de 2016

(Brasília, 19/8/2016) – Lago Norte/Varjão e Planaltina já definiram as suas programações para a edição da Virada do Cerrado de 2016. O Lago Norte e Varjão receberão cinco atividades distribuídas pelos cinco dias do programa. No dia 7 de setembro, o Lago Norte realizará atividades no Parque das Garças.

No dia 8, acontecerão uma oficina de Agrofloresta oferecida pelo Espaço Ilumina e uma palestra sobre Resiliência e Sustentabilidade, organizada pela Alternativa Terrazul, na Administração do Lago Norte/Varjão. No dia 10, o comitê criativo local oferecerá no Centro de Atividades uma oficina de hortas comunitárias e alimentação saudável. No mesmo dia, o Varjão realizará a atividade “Varjão Sustentável” – Reciclagem e Resíduos Sólidos, na Praça da Escola Classe do Varjão.

Para o coordenador de Desenvolvimento da Administração do Lago Norte e Varjão, Lucas Brandão, o objetivo das atividades desse ano é deixar um legado. “A Virada é uma oportunidade de criar um espaço de mobilização e educação socioambiental nas escolas e na comunidade”, ressaltou. Brandão destacou que o comitê criativo local realizou cinco reuniões de planejamento com o apoio da Sema, de ONGs e da sociedade civil.

O administrador do Lago Norte e Varjão, Marcos Woortmann, destacou que “é importante sincronizar os sonhos para fazer a Virada do Cerrado acontecer”. Segundo o administrador, a Virada é um dos processos mais ricos que a administração pública pode proporcionar, já que as pessoas são protagonistas.

“A Virada tem um papel de gerar conexões porque tem muita gente fazendo muita coisa e achando que está fazendo sozinha, mas não está”. Segundo ele, os protagonistas desse processo se reconhecem e isso pode se consolidar como uma política pública quando o governo entra como catalisador desse movimento. “Podem esperar um crescente, à medida que as pessoas se reconhecem”.

Este ano, anunciou Woortmann, a Virada será feita em conjunto com o aniversário da região administrativa. Serão realizadas inaugurações de hortas urbanas, com a participação dos movimentos comunitários, informou.

Planaltina promoverá diversas atividades. No dia 7, acontecerá a travessia literário-cultural “O caminho da Pedra Fundamental”, com concentração na Praça do Museu. No dia 8, o Centro de Práticas Integrativas em Saúde do Hospital Regional de Planaltina realizará atividades integrativas, enquanto que a Universidade de Brasília (UnB) e o Parque Sucupira realizarão um seminário em sustentabilidade e um “Cross Cerrado”.

No dia 9, a Administração e a Regional de Ensino de Planaltina promoverão atividades artísticas como capoeira e percussão no Parque Sucupira. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF) e o Parque Sucupira farão atividades de educação ambiental com contação de histórias sobre coleta seletiva. O Instituto Federal de Brasília (IFB) realizará a Semana do Cerrado na instituição. No dia 10, a Administração, a Regional de Ensino de Planaltina e a Estação Ecológica de Águas Emendadas realizarão atividades artísticas e culturais como capoeira, percussão, grupo de escoteiros, musicalização infantil e passeio ciclístico no Parque Sucupira. 

A assessora técnica da Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção da Administração Regional de Planaltina, Jacilene Cirilo Alves, afirmou que “as atividades foram planejadas através de reuniões com o sistema público/privado”. A Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB), Estação Ecológica de Águas Emendadas, Associação do Centro Histórico, Administração Regional de Planaltina, Regional de Ensino de Planaltina e Emater foram os órgãos que integraram o comitê criativo de Planaltina.

Alves espera que a programação traga conscientização ambiental, preservação e cuidados com a natureza de forma sustentável, alertando sobre a mudança climática através de oficinas, palestras, seminários e debates que serão ofertados durante o programa.

Jacilene destaca que a Virada pode ajudar a cidade a trazer a comunidade para dentro dos parques. “Queremos que a população usufrua e ao mesmo tempo que cuide do ecossistema”, disse. “As pessoas poderão desfrutar do lado bom que a natureza tem para nos ofertar e realizar atividades culturais, esportivas e educativas”, finalizou.

No dia 16 de agosto, as 24 administrações regionais confirmadas na edição de 2016 apresentaram suas programações locais em uma reunião do comitê criativo. Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Fercal, Gama, Guará, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte e Varjão, Paranoá, Park Way, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo II, São Sebastião, SIA, Sobradinho, Sudoeste e Taguatinga são as regiões administrativas inscritas. Até Padre Bernardo, em Goiás, vai realizar atividades.

Virada do Cerrado 2016

De 7 a 11 de setembro, a população de Brasília vai poder participar de uma série de atividades ligadas à preservação do bioma do DF. A segunda edição da Virada do Cerrado ocorrerá em várias regiões administrativas de Brasília. Cerca de 30 entidades fazem parte do grupo, entre órgãos do governo local e federal, movimentos sociais e membros da iniciativa privada.

Dentro do assunto mudança climática, a ideia é que os participantes desenvolvam ações ligadas aos quatro elementos da natureza – água, ar, terra e fogo – e assim desenvolvam questões como reflorestamento, preservação de bacias hidrográficas, mobilidade urbana e manejo de nascentes.

“Vivemos um momento estratégico de mudança sobre a questão climática e o mundo está discutindo isso. Precisamos dialogar com a sociedade as boas práticas, mostrando que é possível tornar Brasília uma capital sustentável”, resume a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Barbosa Batista.

Saiba mais:

Divulgue a Virada na sua emissora ou no seu perfil

Lago Norte comemora 56 anos com programação nas áreas urbana e rural

Administrações regionais apresentam programação na Virada

Secretário de Meio Ambiente convida a todos para participar da Virada do Cerrado 2016

Site da Virada do Cerrado

Facebook da Virada do Cerrado

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Virada do Cerrado de 2016 será de 7 a 11 de setembro. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.