Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/19 às 17h06 - Atualizado em 15/03/19 às 17h07

Agência francesa quer parcerias para desenvolver projetos no DF

COMPARTILHAR

O governo do Distrito Federal e a Agência Francesa de Desenvolvimento-AFD estão discutindo uma parceira para a realização de projetos na área ambiental. Para discutir a proposta, o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho recebeu, na quinta-feira (14), o diretor regional da AFD Brasil- Cone Sul, Orliange Philippe, a gerente de projetos da agência, Laure Schaolchli, além do secretário de Captação de Recursos – SUCAP, da Secretaria da Fazenda, Genésio Vicente.

 

Uma das prioridades da agência francesa são projetos voltados para enfrentar as mudanças climáticas nos países onde atua. Nesse sentido, seus representantes manifestaram grande interesse em trabalhar com a Sema, além de outros órgãos de governo. Para a AFD, o governo do DF tem grande potencial para atuar na montagem de projetos ambientais e de captação de recursos.

 

O secretário Sarney Filho elogiou a iniciativa, e ressaltou que a pauta proposta pela AFD inclui questões que também são muito importantes para na Sema, como o apoio às  iniciativas voltadas para energias renováveis,  venda de crédito de carbono, energia fotovoltaica e biomassa. Os projetos em discussão envolveriam financiamentos de parceiros, como o BRB, CEB e CAESB.

 

Principal ator da política francesa de desenvolvimento, a AFD em seu plano de trabalho para 2018/2022 trabalha com ações para implementação do Acordo de Paris, que visa enfrentar as mudanças climáticas e o empobrecimento da biodiversidade; a inclusão social; desenvolvimento sustentável e o envolvimento das empresas públicas, governos locais, organizadores da sociedade civil, setores privados e financeiros e a realização de parcerias.

 

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)

Assessoria de Comunicação Social

(61) 99360-1385