Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Água estruturada

A pesquisa com utilização de água estruturada para irrigação é uma das ações que se encontra em andamento no âmbito do Projeto CITinova. O estudo está sendo desenvolvido a partir de dois projetos pilotos, sendo um em área aberta, já em andamento, e outro em estufa, que está em fase de implantação. A água que será utilizada na irrigação dos cultivos passará por três magnetizadores, sendo dois importados e um desenvolvido por pesquisadores brasileiros.

 

A água submetida à indução magnética estática (IME) possibilita uma maior hidratação que altera o metabolismo celular, disponibilizando assim mais energia para o crescimento das plantas, reduzir o consumo de água e agrotóxicos. Os magnetizadores de alta vazão de água e com baixo custo, visam maior intensidade e eficiência magnética possibilitando aumento de produtividade em sistemas de irrigação convencionais.

 

Será analisada a intensidade de indução magnética que proporciona maior desenvolvimento vegetativo, produção de fitomassa e produtividade em culturas de milho, rabanete e alface. Esta experiência foi implantada na propriedade do senhor Luiz Carlos Pinagé de Lima, localizada na Bacia Hidrográfica do Descoberto. O local escolhido é certificado para produção orgânica, conta com uma vegetação nativa preservada envolta de todas as áreas de produção e tem nascente afluente do Córrego Barrocão, situada a 16 metros de altura.

 

Na Bacia Hidrográfica do Paranoá, será instalada uma estufa na Fazenda Água Limpa – Universidade de Brasília, a fim de realizar o experimento em local fechado, para que seja estudado comportamento dos cultivos sem a interferência de fatores externos. Serão utilizados os mesmos magnetizadores usados na experiência ocorrida em local aberto, na Bacia Hidrográfica do Descoberto.

 

Os resultados esperados são: maior qualidade da produção e redução de consumo de água para irrigação. Os resultados devem ser apresentados até o fim de 2021.

 

Visita Secretário Sr. Sarney Filho na experiência que está sendo realizada na Bacia Hidrográfica do Descoberto.

 

Cultivos de alface, rabanete e milho, irrigados com água estruturada.

 

Cultivos de alface, rabanete e milho, irrigados com água estruturada.