Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/15 às 13h32 - Atualizado em 30/10/18 às 11h48

Aplicativo vai estimular participação social na gestão ambiental

COMPARTILHAR


Você Deve Saber

Do Portal Brasil

 Dispositivo DF100 Fogo será lançado neste domingo (31) e auxiliará na identificação de focos de incêndio na região do Jardim Botânico de Brasília

 

Um aplicativo instalado em celulares com o sistema Android será usado para ajudar na identificação de focos de incêndio na região do Jardim Botânico de Brasília (JBB). O dispositivo DF100 Fogo será lançado no próximo domingo (31), a partir das 9h, no Jardim Botânico. Com esse novo instrumento, a população poderá notificar a ocorrência de incêndios ou denúncia de queima de podas ou lixo nas proximidades do local. 

O DF 100 Fogo foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Jardim Botânico, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). 

O objetivo é que a tecnologia estimule a participação social na gestão ambiental. Os usuários do aplicativo poderão enviar mensagens de voz, texto ou fotografias e também as coordenadas geográficas do foco de incêndio. Os alertas serão recebidos em uma central, que acionará a equipe responsável pelo combate. 

Jeanito Gentilini, diretor do Jardim Botânico de Brasília, acredita que a participação da comunidade será importante para a manutenção do patrimônio natural. “Ao receber a notificação de fogo, a brigada do JBB será acionada com rapidez e dará início aos primeiros combates, antes da chegada dos bombeiros, impedindo, dessa forma, que o incêndio tome proporções que o tornem incontrolável”, afirmou. 

O aplicativo também possui motores de interpretação que alimentam um banco de dados, possibilitando a geração de estatísticas que envolvem condições climáticas, áreas críticas de risco, validação de notificações entre outras variáveis. 

Para mais informações, acesse aqui