Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/07/19 às 17h43 - Atualizado em 4/07/19 às 19h30

Avança negociação que beneficiará programas da SEMA

COMPARTILHAR

O secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho e o secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, André Clemente estiveram reunidos, em Brasília, com os representantes da Cooperação Andina de Fomento (CAF) para tratar da negociação de empréstimo de U$ 150 milhões destinados a programas de revitalização de bacias hidrográficas e implantação de parques ecológicos urbanos no DF.

 

Na reunião, foi reiterado o interesse tanto do GDF quanto da CAF no financiamento das ações. O secretário Sarney Filho adiantou que ficou acertado o início imediato dos trabalhos de preparação dos documentos técnicos necessários para viabilizar a proposta. O trabalho contará com apoio técnico da CAF, de acordo com o seu representante no Brasil, José Rafael Neto e da área técnica da secretaria da Fazenda.

 

“Precisamos cuidar dos mananciais do bioma Cerrado. Isso envolve a recuperação das margens de rios, de nascentes, enfrentar o assoreamento e a poluição, garantir a ocupação correta do solo e o reuso da água”, explicou o secretário. Ele citou a segurança hídrica da população como uma das prioridades da Sema e lembrou que o DF enfrentou grave crise recentemente, que afetou as principais barragens que abastecem a cidade: Paranoá e Descoberto.

 

 

“Brasília fica no coração do Cerrado, bioma que está, juntamente com a Amazônia, no cerne da questão da água no Brasil. As chuvas deste ano nos deram algum alento, mas sabemos que a ameaça de desabastecimento nos próximos anos é bastante concreta”, alertou.

 

Os recursos em fase de negociação, segundo Sarney Filho, serão fundamentais para a implantação de novos parques e para a revitalização de outros.  “Há parque que precisam sair do papel, outros que esperam pelos planos de manejo, outros que têm invasões, outros sem infraestrutura e todo esse trabalho exige recursos substanciais”, disse.

 

Secretaria do Meio Ambiente

Assessoria de Comunicação