18/05/20 às 14h10 - Atualizado em 18/05/20 às 15h49

Brasília Ambiental lança Almanaque do Fogo

Com a eminente chegada da seca e o início dos incêndios florestais no Distrito Federal, o Instituto Brasília Ambiental lança, em formato digital, o Almanaque do Fogo. A publicação que dialoga com toda sociedade sobre a importância e os perigos do fogo, além de dar suporte às ações de educação ambiental, está disponível no site do Instituto e, em junho, será também disponibilizado impresso.

“O Almanaque do Fogo é uma ação de prevenção aos incêndios florestais. Tratamos o tema de forma mais lúdica, onde passamos informações para a família inteira, em especial as pessoas que moram próximas a unidades de conservação e alunos de escolas, que são nosso principal público nas ações de educação ambiental”, explica o chefe da Unidade de educação Ambiental do Instituto, Marcus Paredes.

Nesta nova edição, a publicação traz reflexões sobre a origem do fogo em um mito grego, com o intuito de pensar sobre nossas ações enquanto humanidade. Traz ainda uma entrevista a respeito da tecnologia de combate a incêndios no Cerrado e moldes para fazer bichos ameaçados de extinção em dobraduras de papel. Os leitores são convidados também a apreciar receitas simples e saborosas com frutos do nosso bioma, além de conhecer o gavião-fumaça, animal extremamente estratégico na forma de caçar.

Para o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio José Trinchão, a educação ambiental é fundamental para a prevenção do mau uso do fogo e diminuição de incêndios florestais no Distrito Federal. “Por meio da educação podemos promover a reflexão, o debate e a mudança de valores e atitudes, reconhecendo que o ser humano, especialmente quando criança, tem criatividade e amorosidade capazes de reverterem esse quadro”.

O almanaque foi realizado com o apoio dos parceiros do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), que colaboram para conscientizar a população da importância de protegermos a natureza de incêndios desastrosos. Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, o Plano envolve 17 instituições que trabalham de forma integrada e cooperativa, objetivando a otimização da aplicação dos recursos humanos e materiais disponíveis, para a proteção do Cerrado contra os incêndios florestais.

“Essa publicação é muito importante porque vem reforçar o trabalho desenvolvido pelos parceiros do PPCIF que realizam ações de sensibilização, para prevenção de incêndios florestais.”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho.

Confira a versão digital do Almanaque do Fogo no site do Brasília Ambiental aqui.

Veja outras informações sobre o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) aqui.