Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/18 às 14h53 - Atualizado em 30/10/18 às 11h01

Brazlândia recebe blitz educativa de prevenção dos incêndios florestais

COMPARTILHAR

Na próxima sexta-feira (4) a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA-DF), em parceria com os órgãos que fazem parte do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), realiza a segunda blitz educativa de 2018.

 

Desta vez a mobilização acontecerá das 08h às 12h na BR 080, sentido Brazlândia, região próxima a Floresta Nacional de Brasília (FLONA). O objetivo é alertar os moradores sobre os perigos da queima de lixo e resto de poda principais causas de incêndio na Flona.

 

“Temos que cuidar da manutenção e proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade do Cerrado que existem na Flona. Infelizmente ela é um dos lugares mais suscetíveis a incêndios devido ao fogo descontrolado ateado em entulhos, por isso foi escolhida como ponto de Blitz”, explicou Carolina Shubart, assessora técnica da SEMA-DF.

 

Ao todo serão realizadas 5 Blitz Educativas como parte do PPCIF. A primeira aconteceu no dia 7 de abril próximo às unidades de conservação do Parque Nacional e da Reserva Biológica da Contagem e abordou mais de 700 carros entre às 9h e 11h. Quase 100 pessoas entre servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Jardim Botânico de Brasília (JBB), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar do DF, além de alunos de escolas públicas do DF participam da ação dando informações e orientações com distribuição de folder’s, cartilhas e almanaques. De acordo com o PPCIF, todos esses órgãos compõe o grupo executivo coordenado pela SEMA-DF.

 

Qualquer cidadão que vir um início de queimada ou incêndio pode ligar e chamar socorro pelos telefones:

 

162 – Ibram

 

193 – Bombeiros

 

190 – Polícia Militar

 

39101965 – Batalhão da Polícia Militar Ambiental

 

32074856 – Delegacia do Meio Ambiente