Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/17 às 13h32 - Atualizado em 30/10/18 às 11h16

Cerratenses promove inclusão da cultura do cerrado

COMPARTILHAR

Notícias

Centro de Excelência mobiliza comunidades rurais dedicadas à agricultura e ao extrativismo de espécies nativas do cerrado e celebra diversidade de culturas tradicionais dos povos do bioma no Jardim Cerratense

(Brasília, 11/7/2017) – O Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses), no Jardim Botânico de Brasília (JBB), realiza o Jardim Cerratense nos dias 14 e 15 de julho. O propósito é mobilizar a organização produtiva de comunidades rurais dedicadas à agricultura e ao extrativismo de produtos nativos do cerrado e de celebração da diversidade de culturas tradicionais dos povos do bioma.

Nos dois dias, com a programação acertada coletivamente pelos participantes e promotores, os organizadores querem mostrar as boas práticas e discutir políticas públicas para estimular e financiar a produção agrícola e extrativista. Além disso, o Jardim Cerratense será um campo de intercâmbio cultural entre os integrantes das comunidades – que dependem da riqueza natural e social do cerrado como meios de vida e de sua identidade cultural. Promoverá ainda a relação dessas comunidades com a sociedade brasiliense, atualmente o maior mercado consumidor, efetivo e potencial, para os produtos do cerrado.

No dia 14, ocorrerá a apresentação de políticas públicas e rodas de conversa sobre esses temas. Haverá exposição de experiências de cooperativas extrativistas e de iniciativas de apoio às cadeias de produção e consumo. O lançamento da exposição fotográfica “Brasil diverso: o encontro de culturas tradicionais da chapada dos veadeiros” está previsto para as 17h30.

No dia 15 de julho, será a vez da Feira da Sociobiodiversidade do Cerrado, que apresentará produtos de comunidades de assentamentos de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, além de expositores locais inspirados no bioma. A gastronomia estará no Jardim da Alimentação e com licores dos frutos locais, ambos com preços populares. A programação é diversa e a taxa de entrada no JBB é de R$ 5.

Confira a programação completa clicando aqui

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Cerratenses. Foto: Reprodução/Aliança Cerrado.