Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/07/17 às 18h53 - Atualizado em 30/10/18 às 11h16

Comitê Criativo visitará escola referência em sustentabilidade

COMPARTILHAR

Notícias

Escola é referência em tecnologias sustentáveis de baixo custo. Ideia é que as técnicas sejam replicadas pelos Comitês locais

Brasília (10/07/2017) – O Comitê Criativo da Virada do Cerrado reúne-se na próxima quarta-feira (12), em uma visita de campo ao Centro Educacional Agrourbano Ipê, no Riacho Fundo. O objetivo da visita é apresentar aos representantes do comitê as diversas tecnologias sustentáveis desenvolvidas pela escola, que é referência em sustentabilidade.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), Juliana Pinto, explicou que a ideia é inspirar os participantes a levar a experiência para suas atividades regionais. “Queremos que eles tenham contato com as tecnologias sustentáveis e observem que não são necessários muitos recursos para aplicar as tecnologias”.

A escola possui tecnologias sustentáveis de baixo custo, como agrofloresta, captação de água da chuva, aquoponia e compostagem. O Cef Agrourbano Ipê trabalha conceitos para incentivar a preservação da água. A água é o tema da Virada do Cerrado de 2017. Com um projeto de iniciativas em educação ambiental, a escola ficou entre os finalistas do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que reúne propostas de estudantes de todo o mundo com interesse em desafios relacionados à água e à sustentabilidade. A proposta da escola de promover práticas sustentáveis vem desde 1995, com o objetivo de apontar soluções para a conservação das nascentes e uso sustentável da água.

Para participar da reunião os interessados devem inscrever-se previamente por meio de formulário disponível no site da Sema.

Comitê Criativo

O Comitê Criativo da Virada do Cerrado é integrado por representantes das organizações não governamentais ambientais e das comunidades, representantes do governo engajados na iniciativa, representantes das administrações regionais. É um espaço de criação, organização e produção do programa por todos os seus integrantes.

Os comitês locais são organizados por regiões administrativas para realizar atividades em cada uma das cidades ou comunidades do Distrito Federal. Já são 12 os comitês locais em funcionamento para a edição da Virada deste ano.

A Virada do Cerrado é uma mobilização de órgãos dos governos de Brasília e federal, de instituições acadêmicas e não governamentais e de cidadãos que organizaram programação voltada para a conscientização do meio ambiente e do cerrado do Distrito Federal.

6ª reunião do Comitê Criativo da Virada do Cerrado

Data: 12 de julho
Horário: 8h- local de partida/8h30 saída para o Riacho Fundo
Local de partida: Sede da Sema, SEPN 511, bloco C, Edíficio Bittar, Asa Norte.

Leia mais: 

Ceilândia se mobiliza pela Virada

Virada será evento preparatório do Fórum Mundial da Água

Grilagem de terras é o maior problema ambiental do DF

Virada realiza oficina sobre água virtual e pegada hídrica

Virada começa com debate sobre uso da água

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Riacho Fundo II, Brasília, DF. Foto: Tony Winston/Agência Brasília.