Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/17 às 17h27 - Atualizado em 30/10/18 às 11h15

Conam debate direitos animais

COMPARTILHAR

Notícias

Conselho debate melhorias no Centro de Controle de Zoonoses

(Brasília, 15/8/2017) –  O secretário do Meio Ambiente, André Lima, presidiu nesta terça-feira (15) a 138ª reunião ordinária do Conselho do Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam). Na pauta da reunião esteve o debate de alternativas para melhoria da gestão e da estrutura física do canil do Centro de Controle de Zoonoses para a promoção do bem-estar dos animais.

“Trouxemos essa pauta ao Conam, porque a questão do bem-estar animal faz parte de uma visão mais ampla e abrangente de política ambiental. Fizemos vários encaminhamentos junto à Secretaria de Saúde”, explicou o secretário.     

Segundo André Lima, o colegiado debateu a reforma do prédio em que funciona o canil na Zoonoses para que os animais sejam atendidos da melhor forma possível. O espaço será construído em parceria com organizações privadas.    

“Conversamos também sobre a abertura de um concurso público para médicos veterinários, para trabalhar a questão do bem-estar animal junto à vigilância sanitária. Também pediremos à Casa Civil a instalação de um grupo de trabalho para a regulamentação dos artigos que tratam do bem-estar animal no código de saúde”, concluiu Lima.

Recupera Cerrado

Também foi debatido na reunião o Recupera Cerrado, um plano composto pelo mapa de áreas prioritárias para recuperação de cerrado no Distrito Federal e as metas de recuperação do bioma até 2030.

O plano está em fase final de elaboração e contará com propostas de diversas metodologias de recuperação, indicadores de resultados e mecanismos financeiros para o incentivo à novas práticas de recuperação do cerrado. Segundo o secretário, o colegiado decidiu realizar na próxima semana uma reunião extraordinária para tratar do assunto.  

O Conam tem por finalidades promover mecanismos de preservação, recuperação e conservação da qualidade ambiental, coordenar e integrar as atividade ligadas à defesa do meio ambiente, entre outros. 

 

A subsecretária de Serviços Ecossistêmicos, Nazaré Lima Soares, e o secretário do Meio Ambiente, André Lima, durante a reunião do Conam. Foto: Murilo Lins/Sema-DF.