Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/17 às 19h46 - Atualizado em 30/10/18 às 11h12

Conam debate recuperação do cerrado

COMPARTILHAR

Notícias

Discussão será retomada em 31 de agosto com nova reunião extraordinária na Sema

(Brasília, 23/8/2017) – O Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal(Conam) realizou uma reunião extraordinária na manhã desta quarta-feira (23) para debater o edital do programa Recupera Cerrado. O programa é composto pelo mapa de áreas prioritárias para recuperação de cerrado no Distrito Federal e as metas de recuperação do bioma até 2030. O Recupera Cerrado está em fase final de elaboração e contará com propostas de diversas metodologias de recuperação, indicadores de resultados e mecanismos financeiros para o incentivo às novas práticas de recuperação do cerrado. 

O secretário do Meio Ambiente e presidente do Conam, André Lima, explicou que o colegiado já está debatendo pela terceira reunião consecutiva o aprimoramento do instrumento. “Apesar de ainda existirem dúvidas, divergências e posicionamentos contrários, o governo quer aperfeiçoar o texto e colocar em prática”, afirmou Lima. 

O secretário lembrou que o decreto é uma prerrogativa do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e que o Conam é um órgão consultivo e que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) está dando a oportunidade para que todos os conselheiros debatam e possam trazer suas contribuições objetivas para a minuta do decreto. O Colegiado marcou mais duas reuniões extraordinárias para tratar do assunto. A primeira em 31 de agosto e a segunda em 5 de setembro.

O Conam tem por finalidades promover mecanismos de preservação, recuperação e conservação da qualidade ambiental, coordenar e integrar as atividades ligadas à defesa do meio ambiente.