Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/03/19 às 14h41 - Atualizado em 4/04/19 às 14h30

Movimento Hora do Planeta é celebrado no DF

COMPARTILHAR

O Palácio do Buriti, a Torre de TV e o Estádio Nacional de Brasília terão as luzes apagadas neste sábado (30), das 20h30 às 21h30. O apagão programado tem um motivo justo: o gesto simbólico traduz para o mundo o apoio do Governo do Distrito Federal ao combate ao aquecimento global e à preservação do planeta. Denominado A Hora do Planeta, o movimento é uma iniciativa da Organização Não Governamental WWF Austrália, sendo realizado em todo o mundo.

 

O secretário do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e representantes da WWF Brasil, estiveram com o governador Ibaneis Rocha, que assinou a adesão do GDF ao movimento.

 

Sarney Filho destacou a importância do movimento, um momento oportuno para que a população reflita sobre relevantes questões ambientais. O secretário ressaltou o comprometimento de sua pasta com o tema e a sua disposição de tornar o DF um modelo em práticas ambientais de excelência. “A Hora do Planeta é um momento de conscientização, mudança e engajamento. Nós, na secretaria, trabalhamos em um planejamento amplo para estimular os projetos de eficiência energética, entre outras ações sustentáveis”, disse o secretário.

 

O apagar das luzes de prédios, monumentos e torres em cidades de todo o mundo é um dos momentos mais importante da Hora do Planeta. A agenda inclui a sensibilização de governos, iniciativa privada e população, em geral, para questões de mudanças climáticas e o seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas.

 

Em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. No Brasil, foram 100 cidades aderindo e mais de 1500 monumentos apagados, além de uma grande participação empresarial, com mais de 160 empresas, segundo dados da WWF-Brasil.

 

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)

Assessoria de Comunicação Social

(61) 99360-1385