Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/17 às 12h58 - Atualizado em 30/10/18 às 11h08

Fórum quer instalar governança do clima no DF

COMPARTILHAR

Objetivo é mobilizar a sociedade e contribuir com a coordenação para enfrentamento das mudanças climáticas. Plenária debaterá proposta de criação do fórum permanente para encaminhar ao governador

 

(Brasília, 27/11/2017) – Cerca de 400 cidadãos da sociedade civil e do governo estão inscritos no Fórum do Clima, que irá debater, nos dias 28 e 29 as formas de estabelecer no Distrito Federal governança para combater os efeitos das mudanças climáticas. Um decreto para a criação do Fórum Distrital de Mudanças Climáticas será apresentado para ser votado e, se aprovado, encaminhado ao governador Rodrigo Rollemberg.

 

Ao longo do fórum, serão deliberados três temas estratégicos: mudanças climáticas, cenários e alternativas de adaptação; emissões de gases de efeito estufa do Distrito Federal e opções de mitigação; e governança climática. Na reunião plenária de encerramento será submetida à consulta dos participantes a proposta do decreto para criar o fórum permanente.

 

A proposta inclui a criação de instâncias de governança climática no DF, para início imediato. A primeira instância é a consolidação do fórum como instituição permanente, com a participação da sociedade. Propõe-se ainda a instalação de um painel científico para produzir subsídios científicos para tomadores de decisão.

 

Além disso, pretende-se instalar duas câmaras técnicas de elaboração dos planos de adaptação e mitigação do Distrito Federal. Finalmente, será apresentado no fórum a proposta de criação de um comitê governamental executivo de implementação das medidas.

 

Foram realizadas duas reuniões preparatórias e uma consulta pública pelas quais os interessados puderam dar sugestões para a organização do evento. E foram lançadas duas publicações sobre o assunto: “Nota Técnica – Mudanças Climáticas no DF e na RIDE” e “Inventário do Clima”.

 

Programação

 

O Fórum do Clima será realizado nos dias 28 e 29 de novembro no auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

Saiba mais:

 

Sema inicia mobilização para o Fórum do Clima

 

Agência Brasília: Inscrições para participar do Fórum do Clima já estão abertas

 

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611