Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/19 às 15h42 - Atualizado em 1/02/19 às 15h42

Gestão da água é tema de encontro de secretários de meio ambiente, em Brasília

O secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho, recebeu na manhã desta sexta-feira (31), uma comitiva da Agência Nacional de Águas (ANA), composta por dois diretores e superintendentes. Os dirigentes convidaram Sarney Filho para a Reunião dos Secretários Dirigentes de Órgãos Gestores de Recursos Hídricos, marcada para o dia 21 de fevereiro. O encontro vai reunir os secretários estaduais de meio ambiente de todo o país para discutir o fortalecimento dos órgãos gestores de recursos hídricos e reafirmar a Carta de Brasília de 2011, que estabeleceu compromissos para a gestão da água.

 

“A situação dos recursos hídricos no DF é uma das prioridades do governador Ibaneis Rocha para atender tanto as áreas urbanas como os produtores rurais”, enfatizou Sarney Filho. O secretário lembrou que o DF já passou por uma grave crise hídrica que poderá se repetir devido às mudanças climáticas, daí a importância de uma agenda que diminua impactos no meio ambiente e promova o desenvolvimento sustentável.

 

O diretor de Planejamento da ANA, Marcelo Cruz, ressaltou a importância da participação do secretário no encontro. “Consideramos a presença do ex-ministro do Meio Ambiente e atual secretário da SEMA fundamental, por ele ter criado a ANA em sua primeira gestão no Ministério do Meio Ambiente, além de ser um profundo conhecedor do setor”, disse Cruz.

 

Produtor de Água

 

A ampliação do programa Produtor de Água também foi tratada na reunião. A iniciativa está dando bons resultados na bacia do Rio Descoberto, responsável por 60% do abastecimento público do DF.

 

O programa visa a melhoria da qualidade e aumento da quantidade de água em mananciais, por meio do incentivo financeiro aos produtores rurais. A iniciativa remunera aqueles que adotam práticas de conservação, contribuindo para a diminuir a erosão e sedimentação, além do aumento da infiltração da água no solo. É realizado pela ANA e SEMA, além de outros parceiros.

 

Participaram também do encontro o diretor de Gestão, Ricardo Andrade, e os superintendentes de Implementação de Programas e Projetos, Tibério Pinheiro, e de apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Humberto Gonçalves e o Subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos Jair Tannús.

 

 

Secretaria de Meio Ambiente – SEMA/DF

Assessoria de Comunicação Social

(61) 99360-1387