Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/18 às 16h42 - Atualizado em 5/06/18 às 16h42

Governo de Brasília inclui Junho Verde no Calendário Oficial do DF

COMPARTILHAR

No dia 5 de junho é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. Para celebrar a data, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (5), o Decreto nº 39.097, incluindo o mês Junho Verde no calendário oficial de eventos do Distrito Federal.

 

Tendo como símbolo o Paepalanthus sp, popularmente conhecido como “chuveirinho”, o mês de junho passa a ser integralmente dedicado à realização de atividades voltadas à conscientização da população sobre a importância de ações de sustentabilidade e de conservação do meio ambiente.

 

“O meio ambiente perpassa por todas as áreas da gestão pública. Incluir o Junho Verde no calendário oficial do DF  reforça  a importância e o cuidado do Governo de Brasília com a pauta”, explica o secretário de Meio Ambiente, Felipe Ferreira.

 

Dentre as ações que serão realizadas no mês de junho deste ano estão o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, organizado pelos Institutos Lixo Zero Brasil e Desponta Brasil, com correalização do Governo de Brasília. O evento ocorre de 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ele reunirá especialistas estrangeiros e brasileiros para apresentar e debater as melhoras práticas e tecnologias usadas para o gerenciamento de resíduos sólidos.

 

Além disso, a Virada do Cerrado 2018 ocorrerá de 29 de junho a 1º de julho, encerrando as atividades do Junho Verde. Durante os 3 dias, ações socioambientais, educativas, esportivas e culturais serão promovidas simultaneamente em diversas regiões administrativas do DF.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 tem como tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”. O objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis. Mais de 100 países se uniram sob o slogan do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano e se comprometeram com atividades, como mutirões de limpeza de praias e florestas, e anúncios de políticas públicas voltadas ao descarte e consumo responsável do plástico.

 

Instituído em 1972, quando foi realizada a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo promove alertar todas as pessoas sobre os perigos de negligenciar os cuidados com o mundo.