Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/19 às 10h20 - Atualizado em 14/05/19 às 10h20

Governo decreta estado de emergência ambiental no DF

COMPARTILHAR

 

Parque Nacional de Brasília, Brasília, DF, Brasil Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

 

O governador Ibaneis Rocha declarou estado de emergência ambiental no Distrito Federal. Por meio do decreto número 39.817, publicado no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (13), todos os órgãos do governo ficam, a partir desta data, em alerta de prevenção e combate a incêndios florestais no período da seca. A medida vale de maio a novembro, mês em que, oficialmente retoma a faz de chuvas mais intensas e frequentes na região.

 

Pela determinação, os órgãos públicos que integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais deverão adotar, de acordo com cada competência, todas as medidas necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências e os efeitos das queimadas. Também serão deixados disposição e de sobre aviso todo o efetivo de prontidão, os equipamentos e as aeronaves de combate ao fogo para combater qualquer incêndio de grande proporção no Distrito Federal.

 

“Será o momento no qual o Ibram irá contratar e capacitar 100 brigadistas preparados para o combate aos incêndios florestais nas áreas de preservação e Unidades de Conservação do GDF para o período da seca”, explica a assessora técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Carolina Schubart.

 

HÉDIO FERREIRA JÚNIOR, DA AGÊNCIA BRASÍLIA