Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/19 às 17h00 - Atualizado em 16/07/19 às 17h01

Gurulino será presença marcante no Parque Ecológico Olhos D’Água

COMPARTILHAR

 

Personagem zen com terceiro olho que colore e espalha mensagens positivas no espaço urbano de Brasília, o Gurulino, agora está também no Parque Ecológico Olhos D’Água. A obra, que faz parte da revitalização do espaço, foi concluída nesta terça-feira (16) pelo artista plástico Pedro Gideon. A ação cultural conta com o apoio do Brasília Ambiental, com iniciativa dos frequentadores e patrocinada pela empresa de empreendedorismo pessoal Viva a Segunda!

 

O público que frequentou o parque desde domingo (14) foi surpreendido pela atração. Entre caminhadas, corridas e piqueniques, foi possível dar uma pausa para apreciar a grafitagem que, segundo o artista plástico, faz às vezes de um espetáculo a céu aberto.  “A produção ao vivo tem uma coisa espetacular que pode ser comparado a apresentações de música ou teatro. Isso as envolve mais e cria uma relação mais próxima”, conta Gideon.

 

Ele confessa que sonhava em trazer o Gurulino para o painel que já fazia parte da paisagem e foi recriado com sua intervenção. “É como realizar um sonho”, diz. Na versão ambiental, Gurulino jorra água pelo seu terceiro olho, envolto pela representação da embaúba – espécie comum no parque.  “Via o outdoor e tinha muita vontade de pintá-lo. Fizemos uma reunião para pensar junto na mensagem que traríamos. Tinha que passar alegria, ter relação com o lugar, e convidar para a preservação do meio ambiente”, diz o artista. O resultado é um Gurulino que remete às nascentes que deram origem ao nome Olhos D’Água.

 

A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (SUCON) do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti, foi ver o mural de perto. “É muito legal a gente ter no parque a marca de um artista tão querido da cidade. Na entrada, o mural já dá outro astral a quem chega. As pessoas quando vêm aqui buscam prazer e arte também é essa fonte”, acredita.

 

Parcerias

Criador da Escola de Negócios Viva a Segunda!, Fabrício Batista, também vai colocar o nome da empresa nas placas de localização do Parque Olhos D’água. “Moro aqui há 14 anos e sou frequentador assíduo. Quando soube que os agentes de parques Edeon Vaz e Lorena Ribeiro estavam buscando parcerias para colocar a ideia em prática, vi uma boa oportunidade de participar”, enfatizou.

 

Segundo ele, associar uma empresa amiga do parque seria melhor do que fazer trazer alguma que não tivesse relação com o espaço. Fizemos uma parceria para ilustrar todo o parque. “Tem tudo a ver trazer essa comunicação para perto do público. A ideia é fazer com que a comunidade faça sua parte e não espere apenas o governo”.

Moradora da Vila Planalto, a facilitadora de processos Tatiana Espíndola, 44 anos, viu a divulgação da pintura do mural pelas Redes Sociais e levou a filha, Bárbara, de oito anos, para acompanhar o trabalho. “Sou fã do Gurulino e poder ver seu trabalho ao vivo é uma experiência incrível”, diz. Para ela, arte e meio ambiente é uma combinação perfeita e que deve acontecer mais vezes.