Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/19 às 18h21 - Atualizado em 11/04/19 às 16h13

Sema realiza evento para celebrar primeiro aniversário do Hospital Veterinário

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) comemora nesta sexta-feira (05), às 10h, no Parque Lago do Cortado, um ano de atendimento gratuito do Hospital Veterinário Público (HVEP). Durante a celebração, que contará com as presenças do secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, e do presidente do Ibram, Edson Duarte, será apresentado um balanço dos serviços prestados à população.

 

Entre abril de 2018 e 31 de março, o HVEP recebeu 13.009 tutores, atendeu 14.298 animais (cães e gatos) e realizou 95.416 procedimentos veterinários (exames de imagem, consultas, retornos, administração de medicamentos, exames em geral entre outros).

 

Segundo o presidente do Ibram, a criação do HVEP tem como objetivo atender a demanda de cães e gatos, a fim de compreender e resolver os problemas contemporâneos de saúde criados pela convergência humana, animal e ambiental, conceito conhecido como Saúde Única. “Neste contexto, a saúde dos animais domésticos é tema de significativa importância, especialmente por interferir diretamente no equilíbrio do meio ambiente, no bem-estar dos animais e na saúde pública”, afirmou Edson Duarte.

 

Para a superintendência de Biodiversidade do Ibram, os animais domésticos têm obtido cada vez mais espaço nas questões cotidianas dos cidadãos e o respeito a eles é marca de uma sociedade ética que reflete no bem comum de todos.

 

Atendimentos

 

O hospital iniciou os atendimentos no dia 5 de abril de 2018 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrega das senhas ocorre das 8h às 10h ou até o atingimento do limite de senhas diárias. Emergências são atendidas até 15h. A pessoa deve comparecer ao local com o documento pessoal, comprovante de residência e, quando houver, o cartão de vacinação do animal, para fins de atendimento e cadastro.

 

O Ibram, como executor da política ambiental distrital, conta com a parceria da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa/SP), cuja finalidade envolve a disponibilidade de profissionais, equipamentos, mobiliário, material de consumo e demais itens necessários à prestação de serviços veterinários para cães e gatos, dentro das especialidades de ortopedia, oncologia, dermatologia e oftalmologia.

 

O escopo do HVEP envolve recepção e triagem, atendimento clínico (incluindo emergenciais), atendimento cirúrgico, realização de exames laboratoriais e de imagem, acompanhamento dos tratamentos, gestão dos medicamentos e gestão de prontuários. A equipe é composta por médicos veterinários, técnicos e apoio administrativo. O serviço está sendo prestado normalmente e o Termo de Colaboração com a Anclivepa está vigente até 28 de março de 2023.

 

Localização

 

Com 540 metros quadrados, o HVEP fica no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte. O acesso pode ser feito pela QNF 14, ao lado do SESI. Telefone: 99643-6877.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), com informações do Ibram