Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/18 às 11h09 - Atualizado em 30/10/18 às 11h00

Hospital Veterinário faz campanha de vacinação antirrábica gratuita

COMPARTILHAR

Entre os dias 26 e 29 de junho o Hospital Veterinário Público, HVEP, no Parque do Cortado, em Taguatinga, fará campanha de vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos.  A ação é uma parceria do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) com o Instituto com a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Geral) e a Secretaria de Saúde. As vacinas serão aplicadas das 9h às 16h como parte das atividades do calendário do movimento Junho Verde. Para ser vacinado, o animal precisa estar saudável e portar a carteirinha de vacinação, caso tenha.

 

De acordo com a médica veterinária Ana Nira Junqueira, gerente de Conservação, Triagem e Reabilitação da Fauna do Ibram, a raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. “Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la”, explica. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

 

Esta é a primeira campanha de vacinação feita no Hospital Veterinário Público do DF.  Inaugurado em 5 de abril de 2018, o HVEP é administrado pela Anclivepa, organização social que foi selecionada mediante edital. Pelo menos 2,5 mil atendimentos gratuitos de cães e gatos já foram realizados nestes dois meses.

 

A campanha integra o calendário de atividades do movimento Junho Verde, instituído este ano pelo Governo de Brasília como forma de se sensibilizar a sociedade para as causas ambientais. O encerramento será entre os dias 29 de junho a 1º de Julho, durante a Virada do Cerrado, programa anual da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF).

 

*Com informações do Ibram