Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/12/17 às 16h29 - Atualizado em 30/10/18 às 11h07

Seminário preparatório para o Fórum Mundial da Água chama cidadãos do DF

COMPARTILHAR

O seminário internacional Águas pela Paz está com inscrições abertas e é gratuito ao público, que vai poder participar da discussão com perguntas aos palestrantes

 

Estão abertas as inscrições para o evento oficial preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, o II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade – Águas pela Paz, que vai dar a chance ao Brasil de ser o protagonista na criação de uma aliança global pela conservação e uso consciente da água. O evento promove a discussão a respeito da sustentabilidade desse importante elo entre povos e nações sob o aspecto científico, filosófico, artístico, simbólico e espiritual, em âmbito nacional e internacional. A participação do público é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

 

Águas pela Paz está marcado para 11 e 12 de janeiro, no Museu Nacional da República, em Brasília/DF. O governo de Brasília é apoiador da realização do evento que antecede o 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul, em março de 2018, também na Capital Federal.

 

Para o coordenador de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Fábio Eon, “o Seminário Águas pela Paz inova e contribui para trazer ao debate uma visão mais humanista da água, que vai além do recurso material. O seminário analisa a água como um direito de todos e um valor a ser compartilhado. Assim, pode ajudar a pautar algumas discussões do fórum”.

 

De acordo com Sri Prem Baba, líder humanitário, mestre espiritual e um dos idealizadores do evento, a consciência humana se encontra muito rebaixada “e por isso não ouvimos o recado que as águas têm nos dado através das secas, tempestades, alagamentos e tsunamis”. “A água tem sido nossa maior mensageira; representa nossos sentimentos mais profundos e a falta dela é justamente a negação desses sentimentos. Mas, no mais profundo, esse desequilíbrio é um sintoma do esquecimento da espiritualidade”, defende.

 

Educação, arte e cultura; Saberes e tradições; Direitos da natureza, pesquisa e inovação sob a perspectiva transdisciplinar; Gestão de territórios e mediação de conflitos são os temas transversais a serem explorados em painéis durante o evento. Além de Sri Prem Baba, que vai ministrar a palestra magna, estão entre os palestrantes Dr. Beverly Rubik, Ph.D. em Biofísica; Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Álvaro Tukano, diretor do Memorial dos Povos Indígenas; Moema Libera Viezzer, socióloga, educadora e escritora; Massimiliano Lombardo, oficial de Meio Ambiente do Setor de Ciências Naturais da Unesco no Brasil.

 

O evento contará, ainda, com a realização de ato ecumênico, que será o ponto forte do encerramento, oficinas e práticas corporais, entre as quais oficina Arte de Viver em Paz; oficina Ecopedagogia: Água como Matriz; oficina Estamparia Manual em Tecido; Prática de Tai Chi Chuan; e Prática de Meditação. Além disso, o público presente será convidado a contribuir nas discussões com perguntas aos palestrantes.

 

Águas pela Paz é uma realização do Movimento Awaken LOVE – criado por Sri Prem Baba –  em conjunto com o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT), o Instituto Espinhaço, a Universidade da Paz (UniPaz), a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF). O seminário conta com o patrocínio da Sabesp, da Agência Nacional de Águas (ANA), da Fibra e de Furnas, além de ser uma parceria com a Unesco no Brasil.

 

Entre os apoiadores estão: ONU Meio Ambiente; Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); TV Brasil; projeto Embaixada da Paz; Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Legislativa do Distrito Federal; programa Brasília Cidadã; Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal; Museu Nacional da República; Secretaria de Cultura do Distrito Federal; Secretaria Adjunta de Relações Institucionais e Sociais; Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais do GDF e Ministério do Meio Ambiente.

 

Ao final, um documento produzido durante o Seminário, a “Carta Águas pela Paz”, será remetido como contribuição ao 8º Fórum Mundial da Água e ao Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018).

 

Fórum Mundial da Água – Em março de 2018, o encontro mundial, em Brasília espera reunir cerca de 40 mil representantes de 170 países. O evento ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

 

SERVIÇO

Águas pela Paz – II Seminário Internacional Águas e Transdisciplinaridade

Data: 11 e 12 de janeiro de 2018

Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul – Lote 2, Brasília-DF)

Informações e inscrições: http://aguaspelapaz.eco.br

Entrada Franca

 

Com informações da assessoria de comunicação do seminário internacional Águas pela Paz.

 

Águas pela Paz – Informações

 

Saiba mais:

 

Agência Brasília: Museu Nacional sedia seminário preparatório do Fórum Mundial da Água

 

Águas pela Paz: Apresentação de trabalhos acadêmicos compõe programação técnica

 

Foto: Reprodução/Águas pela Paz.