Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/17 às 12h12 - Atualizado em 30/10/18 às 11h16

Inscrições para Pré-conferência do Gama estão abertas

COMPARTILHAR

Notícias

Agora é a vez das comunidades do Gama, Recanto das Emas e Santa Maria apresentarem suas propostas para preservar e defender o meio ambiente em suas regiões. Será em 8 de julho, a partir das 8h, no campus do IFB. Mais 24 delegados foram eleitos em Planaltina

Clique aqui para fazer a sua inscrição

(Brasília, 27/06/2017) – As inscrições para a Pré-conferência Regional do Gama estão abertas no site da Sema a partir desta segunda-feira (26). Esta é mais uma realização da etapa regional da Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017 – Cuidando das Águas, em novembro.

As conferências prévias serão realizadas, cada uma, para um conjunto diferente de regiões administrativas do Distrito Federal, entre junho e outubro de 2017, todas nos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) do Ministério da Educação. No Gama, o campus fica no Lote 1, DF 480, Setor de Múltiplas Atividades. As atividades acontecerão até às 18 horas.

A comunidade já pode se inscrever pelo site ou no próprio local da pré-conferência, em 8 de julho. Como aconteceu nas pré-conferências anteriores, seis temas serão oferecidos aos representantes da sociedade, do governo, das universidades e das empresas para apresentar propostas de políticas públicas para os cuidados com o cerrado no DF. Todos os temas têm por base o debate sobre os cuidados com a água em nosso território. 

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência distrital tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente (Conam) e do Conselho de Recursos Hídricos (CRH). O texto-base prevê também elaborar o Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente e promover a efetivação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas). 

Delegados

Mais 24 delegados foram eleitos para a Conferência do Meio Ambiente durante a realização da Pré-conferência de Planaltina, nesse sábado (24). Cada equipe que integrou os eixos sobre seis temas ambientais selecionou quatro representantes.

Os escolhidos vão participar da definição final das diretrizes ambientais durante a conferência em novembro. Todos avaliaram as cinco propostas do texto-base e apresentaram propostas de modificações, que serão divulgadas antes da conferência distrital. Os novos delegados pertencem às comunidades da Fercal, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II.

O eixo 1 tratou de “Gestão Territorial e Gestão Hídrica” e os participantes debateram sobre o uso correto da água e as melhores formas de preservação territorial. Já no eixo 2, “Uso Econômico da Água”, foram tratadas práticas de proteção dos serviços ecossistêmicos e das áreas estratégicas produtoras de água.

O eixo 3 “Educação Ambiental, Cidadania e Participação” debateu a possibilidade de incorporação da política de educação no DF nos parques e unidades de conservação. “Biodiversidade e Cerrado” foi o tema do eixo 4, que abordou a discussão de novas propostas para recuperação de áreas degradadas.

O eixo 5 abordou “Clima” com a discussão sobre incentivos de produção de energias e tecnologias limpas. Por fim, o eixo 6 tratou do tema “Resíduos Sólidos, Saneamento e Saúde” com debates sobre as melhores práticas sustentáveis de resíduos.

Ouvidoria

A ouvidoria itinerante do governo de Brasília esteve mais uma vez presente no evento. É um espaço para organização da comunicação entre o cidadão e o governo, que garante a participação popular, a transparência e auxilia na eficiência da prestação dos serviços públicos. A iniciativa começou na Virada do Cerrado de 2016. A ouvidora da Sema-DF, Ângela Martins ressaltou que o objetivo desta ação é divulgar as ações e mobilizar a sociedade.

A ouvidora destacou que a iniciativa é importante para a divulgação do serviço. “A ouvidoria itinerante não recebe só denúncias. Mas recebemos todos os outros tipos de contribuições como elogios, sugestões e reclamações”, apontou. Na Pré-conferência de Planaltina uouve pouco movimento. Foram registradas um elogio, duas sugestões e uma reclamação.

O elogio do professor Nilvan Pereira de Vasconcelos do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, foi em relação à realização do evento, para onde levou 37 jovens.

A ouvidora ressaltou que a participação no evento também foi importante para alertar a população sobre a disponibilização da carta de serviços dos órgãos do governo em seus respectivos sites. A carta de serviços da Sema pode ser acessada clicando aqui.

Leia mais:

Propostas de jovens vão ser debatidas na Conferência

São Sebastião define delegados para conferência distrital

Sema amplia representação na Conferência do Meio Ambiente

São Sebastião abre Conferência Distrital do Meio Ambiente

Conferência Distrital de Meio Ambiente 2017

Facebook

Twitter

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: 3214-5611

Instituto Federal de Brasília do Gama receberá a pré-conferência em 8 de julho. Foto: Reprodução/IFB.