Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/17 às 17h04 - Atualizado em 30/10/18 às 11h12

Lago Norte ganha trilha ecológica

COMPARTILHAR

Notícias

Da Agência Brasília

O circuito de 26 quilômetros de extensão será entregue neste domingo (27), quando ocorrerá também o 25° Encontro de Grupos de Pedal do DF

O Lago Norte ganha, neste domingo (27), a Trilha Bomtempo, que faz parte do projeto Ecotrilhas da região administrativa.

Com 26 quilômetros de extensão, o circuito, que fica na área conhecida como Serrinha do Paranoá, tem nível de dificuldade médio e proporciona uma das mais apreciadas vistas panorâmicas da cidade.

Junto com o lançamento da pista, ocorrerá o 25° Encontro de Grupos de Pedal do Distrito Federal. Os ciclistas devem se concentrar às 7 horas no Deck Norte, e a saída será às 8 horas. A expectativa é que 500 praticantes do esporte participem do primeiro passeio.

A trilha estará totalmente sinalizada e ainda contará com placas nas árvores, que identificarão as espécies com os nomes científicos e explicarão, com fotos e textos, dados sobre a fauna e a flora do Cerrado.

Os ciclistas terão ainda a seu dispor QR Codes (da sigla em inglês Quick Response) — código lido por celulares para ser convertido em links — e o aplicativo GPS (Global Positioning System), que em português significa Sistema de Posicionamento Global, para facilitar a localização.

Segundo Marcos Woortmann, administrador do Lago Norte, essa forma de uso ajuda a preservar áreas públicas. “A beleza do Cerrado está nos detalhes. É por meio da educação — ao passar conhecimento sobre o nosso bioma — que incentivamos a prática da preservação. É necessário conhecer para valorizar”, diz.

Recursos e outras trilhas

Além da Bomtempo, quatro trilhas fazem parte do projeto, uma delas já entregue e as demais ainda não inauguradas. São elas:

  • Pedra dos Amigos (já inaugurada)
  • Península do Lago Norte
  • Caliandras
  • Pamonhas

As trilhas Península e Caliandras serão abertas ao público, respectivamente, em 2 e 3 de setembro (sábado e domingo). A abertura dos circuitos faz parte da programação da Virada do Cerrado.

Ecotrilhas é uma parceria entre a Administração do Lago Norte, o Instituto Oca do Sol e o Banco do Brasil, que contribui com R$ 70 mil para o projeto. O recurso se destina a estudos de georreferenciamento, mapeamento, confecção de placas, oficinas de arte, educação e prevenção e combate a incêndios florestais.