Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/17 às 11h37 - Atualizado em 30/10/18 às 11h15

Metro: Grandes produtores de lixo devem se cadastrar até segunda (31)

COMPARTILHAR

Você deve saber

Do Metro Brasília

O primeiro prazo para os grandes geradores de lixo privado se cadastrarem no site do SLU (Serviço de Limpeza Urbana) termina na próxima segunda-feira. Nessa fase devem se adequar aqueles que produzem mais de dois mil litros de resíduos sólidos por dia.

O governo deixará de fazer a coleta, transporte e destinação do lixo – exceto do seco reciclável – para esses produtores a partir de 1º de agosto.

Segundo leis federais, oEstado não é obrigado a gerenciar o lixo dos grandes geradores não residenciais, como shoppings, supermercados e outros estabelecimentos.

No Distrito Federal, a medida deveria ter passado a valer em 26 de fevereiro deste ano, mas, atendendo os pedidos da iniciativa privada, o governo estendeu o prazo e o dividiu de acordo com o volume de lixo produzido por dia.

Quem produz entre mil e dois mil litros de lixo por dia tem até 31 de outubro para realizar o cadastro; os produtores de 120 a mil litros diários têm até 31 de dezembro – nessa data também encerra o prazo para os órgãos públicos. 

A unidade do Sesc de Taguatinga Norte já segue as regras para grandes geradores de lixo que entram em vigor em 1º de agosto. Foto: Andre Borges/Agência Brasília.