Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/17 às 11h22 - Atualizado em 30/10/18 às 11h16

MMA reconhece Virada do Cerrado como atividade modelo

COMPARTILHAR

Notícias

Iniciativa coordenada pela Sema foi premiada em encontro nacional de educação ambiental para gestão das águas. Certificado e publicação no site do MMA fazem parte desse reconhecimento

(Brasília, 30/6/2017) – A Virada do Cerrado foi reconhecida como atividade modelo na feira de troca de experiências do V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA) e Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Para a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental (SEAMS) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), Gabriela Barbosa Batista, o reconhecimento é importante para a continuação do programa.

A analista ambiental do MMA, Patrícia Barbosa, informa que a Virada recebeu um certificado de reconhecimento como uma das melhores atividades exemplares de sustentabilidade no país e que servirá de modelo para outras instituições ambientais no Brasil. As sete iniciativas finalistas foram convidadas a integrar uma publicação digital, e será lançada em breve, nos sites do MMA e da ANA. A feira de troca de experiências teve como objetivo conhecer experiências e projetos exitosos em educação ambiental, comunicação e mobilização social.

“A Virada apresenta uma metodologia diferente porque governo e sociedade trabalham juntos pela valorização do cerrado no Distrito Federal, bioma que abriga nascentes de oito bacias hidrográficas do país em nosso território”, explicou Gabriela. Iniciativas elaboradas por órgãos de governo ou pela sociedade civil puderam concorrer na feira. É um programa de colaboração entre os atores sociais para mobilizar o cidadão do Distrito Federal em defesa da sustentabilidade do bioma.

Em 2016, foram realizadas 530 atividades em 28 regiões administrativas, o que representou um crescimento de 165% em relação a 2015, que contou com 200 atividades em 21 regiões. O número de pessoas envolvidas diretamente aumentou 120%, de 20 mil em 2015 para 45 mil em 2016.

Leia mais:

Virada será evento preparatório do Fórum Mundial da Água

Grilagem de terras é o maior problema ambiental do DF

Virada realiza oficina sobre água virtual e pegada hídrica

Virada começa com debate sobre uso da água

Vídeo da Virada do Cerrado de 2016

Portfólio da Virada do Cerrado de 2016

Adesão popular à Virada do Cerrado mais que dobra em Brasília

Mutirão de plantio mobiliza comunidade na 416 Norte

Parque da Cidade ganha mudas de espécies nativas

Mutirões da Virada do Cerrado continuam até dezembro

Preservação do Cerrado será reforçada por comitê

Catadores entram na Virada e debatem centros de triagem

Sudoeste participa da Virada com Horta Comunitária

Sest Senat participa da Virada do Cerrado

Estudantes da Ceilândia Sul plantam o Ipê da Paz na Virada

Ceilândia prioriza crianças na Virada do Cerrado

MMA e Sema assinam convênio para educação ambiental no DF

Planaltina abre Virada e une história com meio ambiente

Hospital de Apoio na Virada do Cerrado

Virada do Cerrado começa com comunidade no Parque das Garças

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Foto: Reprodução/Virada do Cerrado. 

A subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental da Sema, Gabriela Barbosa Batista. Foto: Reprodução/Facebook da Gabriela.