Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/20 às 18h34 - Atualizado em 30/09/20 às 18h48

Nota à Imprensa

COMPARTILHAR

As ações de prevenção e de combate aos incêndios nos parques distritais, em 2020, ofereceram bons resultados. Este ano, até 28 de setembro,  foram registrados 1.380 hectares de áreas queimadas e todos os focos foram controlados pelos brigadistas. Em 2019, a área atingida  nos parques e UCs até o final de setembro chegou a  3.172 hectares.

 

Em 2020 o Instituto Brasília Ambiental contou com recursos no orçamento repassados pelo governo do Distrito Federal que possibilitaram contratar 145 brigadistas em tempo hábil. Este contingente atua  desde julho nas áreas mais vulneráveis ao fogo e também no Jardim Botânico de Brasília.

 

Além da presença permanente dos brigadistas, têm colaborado para o controle do fogo os aceiros, as queimas prescritas e as campanhas educativas.

Alerta

O Distrito Federal ainda enfrenta um período de alerta máximo diante das altas temperaturas e os  índices baixos de umidade. As chuvas registradas na semana passada não afastaram os riscos de incêndios alerta o Brasília Ambiental.

 

Diante disso, a Secretariado Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental reiteram a necessidade da colaboração de todos.

 

A queima do lixo, de entulhos e  pontas de cigarros acesas jogadas na vegetação podem provocar graves incêndios.

 

Lembrem-se que queimada ilegal é crime.

 

Liguem para o  número 193 no caso de avistar focos de fogo.

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente