Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/18 às 11h11 - Atualizado em 30/10/18 às 11h03

Oficina para elaboração de projetos do edital Recupera Cerrado acontecerá nesta quinta (19)

COMPARTILHAR

Com informações da Fundação Banco do Brasil

 

Evento será dia 19, destinado a entidades sem fins lucrativos que pretendem apresentar proposta para recomposição florestal de áreas degradadas no DF

Os parceiros do Aliança Cerrado vão ministrar, nesta quinta-feira (19), oficina para entidades interessadas em usar recursos do Programa Recupera Cerrado em projetos voltados para a recomposição florestal de áreas degradadas nas Bacias do Rio Descoberto e São Bartolomeu.

 

Durante a oficina, que será realizada no Centro de Práticas de Sustentáveis do Ibram (CPS), em Brasília, os participantes vão receber orientações de como apresentar suas propostas, com direito a simulações de preenchimento do documento para concorrer ao chamamento.

 

Com edital lançado este mês, aberto até o dia 04 de junho, o Programa Recupera Cerrado prevê o investimento de R$ 1 milhão nesta primeira etapa. O recurso faz parte do passivo de compensação florestal devido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). Serão recuperadas áreas degradadas, que perderam as características originais e que não tem mais possibilidade de regeneração natural. Podem participar da seleção entidades sem fins lucrativos legalmente constituídas há pelo menos dois anos.

 

Ministrarão as oficinas especialistas da Fundação Banco do Brasil, da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Está prevista a participação de representantes de instituições ligadas ao meio ambiente de mais de 60 condomínios da região Leste do Distrito Federal, integrantes do Movimento Comunitário Jardim Botânico (MCJB) e associações de produtores rurais.

O Programa Recupera Cerrado foi desenvolvido pela Aliança Cerrado, fórum permanente entre sociedade civil e governo, coordenado pelo Centro de Excelência do Cerrado – Cerratenses, unidade do Jardim Botânico de Brasília, para promover a conservação e recuperação do Cerrado. Trata-se de um programa piloto de fomento à compensação florestal para induzir métodos inovadores de recomposição da vegetação nativa.

 

Acesse  o edital e anexos no fbb.org.br/recuperacerrado

 

A divulgação deste projeto contempla quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.