Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/18 às 15h49 - Atualizado em 30/10/18 às 11h01

Parceiros do PPCIF participam do treinamento sobre unificação de ações e linguagem para combate a incêndios

COMPARTILHAR

As instituições parceiras do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) participaram na última semana de um treinamento sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI). O curso, articulado pela Secretaria de Meio Ambiente do DF (SEMA-DF) junto ao Corpo de Bombeiros, teve carga horária de 40h, ocorreu entre dias 23 a 27 de abril no Grupo de Busca e Salvamento dos Bombeiros, no Setor de Clubes Esportivos Norte.

 

Segundo o coronel Monteiro, o objetivo é que as instituições participantes do treinamento usem a mesma linguagem e ferramentas durante as ocorrências de desastres. “A ideia é uma integração, onde falamos a mesma linguagem para que o combate além de efetivo seja eficaz, seja ele em um incêndio florestal ou em uma reunião de pauta para prevenção” disse.

 

A assessora técnica da SEMA-DF, Carolina Schubart, acredita que a capacitação será de suma importância no combate aos incêndios, principalmente com o estado de emergência decretado no mês de abril. “A gente faz esse curso com o Corpo de Bombeiros para termos esse diferencial no nosso trabalho diretamente com o combate aos incêndios”.

 

Entre os objetivos do SCI estão, a segurança das pessoas envolvidas ou atingidas pelo evento, o cumprimento dos objetivos táticos para o desenvolvimento das ações e o uso eficiente dos recursos disponibilizados.

 

SCI- O conceito de Sistema de Comando de Incidentes foi desenvolvido após um incêndio florestal que devastou a Califórnia, em 1970.  Foram treze dias de incêndios, 16 mortes e mais de setecentas edificações destruídas. Embora todos os esforços das instituições para minimizar os efeitos, a falta de comunicação integrada atrapalhou a efetividade das ações.