Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/18 às 16h15 - Atualizado em 30/10/18 às 11h00

Programa Brasília nos Parques passa a contar com feiras de produtos orgânicos

COMPARTILHAR

A partir de 09/06 os Parques Águas Claras, Olhos D’água e Bosque do Sudoeste terão venda de produtos de associações e cooperativas selecionados mediante edital.

 

No próximo sábado (09), a partir das 9h, os usuários dos parques Águas Claras, Olhos D’água e Bosque do Sudoeste poderão comprar produtos orgânicos certificados que estarão à venda na Feira de Orgânicos do Programa Brasília nos Parques. A Associação dos Produtores Agroflorestais, Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília e a Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado foram selecionadas, por meio de edital de chamamento público, para realizar as feiras semanais nesses parques.

 

O Programa Brasília nos Parques foi criado em 2016, pelo Decreto nº 37.115 sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF). O objetivo é estimular o uso dos parques e unidades de conservação distritais pela população. “Nosso papel é ir coordenando os esforços dos diversos órgãos e entidades do DF para garantir que os parques sejam cada vez mais atrativos para os brasilienses, contando sempre com uma boa infraestrutura e programação de atividades públicas”, explica o secretário de meio ambiente, Felipe Ferreira.

 

Dentro dessa programação estará a Feira de Orgânicos. A parceria entre a Sema-DF, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF) formou uma comissão para selecionar, por meio de edital de chamamento público publicado no dia 23 de fevereiro de 2018, associações e cooperativas de produtores orgânicos do Distrito Federal que tivessem interesse na comercialização de produtos orgânicos nos parques.

 

Após a conclusão das análises das propostas enviadas, a Comissão selecionou a Associação dos Produtores Agroflorestais (ASPROSAFs) para ser responsável pela feira semanal no Parque Águas Claras; a Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília para o Parque Olhos D’água e a Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado como realizadora da feira no Parque Bosque do Sudoeste. Elas acontecerão sempre aos sábados, simultaneamente nos três parques, no período da manhã.