Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/04/19 às 11h48 - Atualizado em 11/04/19 às 11h49

Projeto Parque Educador

COMPARTILHAR

O Projeto Parque Educador, iniciado no primeiro semestre de 2018, é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Brasília Ambiental. O Projeto foi iniciado no primeiro semestre de 2018 e tem como foco principal o receptivo de alunos de escolas públicas do DF para a realização de atividades de educação integral, ambiental e patrimonial nas Unidades de Conservação Distritais.

 

Cada turma inscrita participa de um ciclo de visitas com atividades como trilhas guiadas, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências na natureza. Com o objetivo de promover a formação integral dos estudantes, o projeto reforça e complementa os conteúdos de sala de aula de forma prática, lúdica e interdisciplinar, promovendo experiências inesquecíveis aos seus participantes.

 

Atualmente o projeto acontece em Unidades de Conservação de 4 Regiões Administrativas: Parque Ecológico Águas Claras, Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga), Parque Três Meninas (Samambaia), Parque Ecológico Sucupira e Estação Ecológica de Águas Emendadas (Planaltina). Foram disponibilizados 8 professores da Secretaria de Educação, altamente capacitados para esta tarefa, atuando em dupla em cada uma das unidades citadas.

 

Esta é uma importante iniciativa de Educação Ambiental que aproxima a comunidade escolar das Unidades de Conservação promovendo uma educação realmente integral e em contato com a natureza. Observa-se que os participantes, ao passarem pelo ciclo de encontros, despertam para um sentimento de pertencimento àquelas áreas, sentindo-se parte do meio e adotando hábitos sustentáveis em sua vida cotidiana. O trabalho desenvolvido com esses alunos provoca mudanças positivas não só no meio ambiente à sua volta, mas também nos relacionamentos sociais desses indivíduos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, com o outro e consigo mesmos.

 

 

Parque Sucupira

 

Estação Ecológica de Águas Emendadas

 

Parque Saburo Onoyama

 

Parque de Águas Claras

 

Parque Três Meninas

 

Mais informações acesse http://www.ibram.df.gov.br/inscricoes-parque-educador/