Remediação do Lixão da Estrutural

Esta iniciativa abrange a consolidação do planejamento do diagnóstico da contaminação provocada pelo lixão da Estrutural (já fechado) e a implantação de projetos pilotos para testar tecnologias inovadoras de remediação para áreas contaminadas.

No local, já foram implantadas ações de fitorremediação exitosas e técnicas de sucessos utilizadas em situações similares para a descontaminação do solo com a utilização de espécies nativas e exóticas. Foram instalados poços de monitoramento de água superficial e subterrânea; feitas análises do solo e dos resíduos sólidos depositados; com elaboração de mapas temáticos.

Esta iniciativa prevê também o teste de tecnologias para remediação de solo e água subterrânea com conjunto de soluções mais adequadas (testando tecnologias inovadores).

Integram ainda essa iniciativa a elaboração de um relatório de análise da viabilidade ambiental, econômica e financeira das soluções propostas; a realização de um workshop de discussão de soluções e tecnologias de remediação de lixões a ser promovido pelo GEF, com foco em ampliar o conhecimento dos gestores acerca das técnicas mais eficientes e viáveis de remediação de lixões.

Destaca-se que o projeto de fitorremediação já foi contratado e encontra-se implantado.

Para maiores informações, confira o menu Resíduos Sólidos do site da Sema.