Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/19 às 14h23 - Atualizado em 7/03/19 às 12h04

Secretários do Meio Ambiente e da Agricultura se reúnem com produtores rurais

COMPARTILHAR

Foto: ASCOM FAPE/DF

 

 

Os secretários de Meio Ambiente, José Sarney Filho, e da Agricultura, Dilson Resendo de Almeida, se reuniram com dirigentes e produtores rurais associados à Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) para discutir as iniciativas de governo para o setor. Sarney Filho anunciou a realização de estudos para o uso de uma nova metodologia de licenciamento para o setor rural. “Nosso objetivo é facilitar os licenciamentos, sem, no entanto, flexibilizar a lei, usando como um dos principais instrumentos o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

Os produtores rurais elogiaram a visita de Sarney Filho, a primeira de um secretário de meio ambiente à cooperativa em começo de governo, segundo os dirigentes da entidade. Os produtores aproveitaram para falar diretamente ao secretário sobre as dificuldades que enfrentam para legalizar suas propriedades, abrindo, assim, o diálogo entre o governo Ibaneis Rocha com o setor.

 

Dificuldades

 

De acordo com o presidente da COOPA-DF, Leomar Cenci, os produtores são comprometidos com meio ambiente, mas enfrentam grandes dificuldades para chegar ao final dos processos de licenciamento ambiental. “Tivemos uma conversa muito alinhada com os secretários para encontrar caminhos para resolver o problema.  Os produtores vivem do meio ambiente e não podem descumprir as regras de preservação, mas a burocracia impede que eles consigam as licenças ambientais”, explicou Cenci.

 

O presidente da FAPE/SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária do DF e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Joe Valle, ressaltou a importância do encontro para a manifestação dos pleitos dos produtores rurais. “Acreditamos que seja um grande avanço. Estamos abrindo um diálogo importante, com expectativa de realizarmos as mudanças necessárias para que a gente continue produzindo e sendo exemplo de produção rural para o Brasil e para que a área rural do DF continue a avançar”, disse Valle.

 

A COOPA-DF tem 160 produtores rurais associados.

 

 

 

Secretaria de Meio Ambiente
Assessoria de Comunicação Social
(61) 99360-1385