23/10/20 às 19h49 - Atualizado em 23/10/20 às 19h49

Seja Lixo Zero é convite da Sema e parceiros em última peça da campanha Continue Acertando

O que você faz com os resíduos orgânicos ou recicláveis produzidos em sua casa? A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e parceiros se dedicaram, nos últimos meses, a dar dicas de como reutilizar, repensar, reduzir e reciclar por meio da campanha educativa Continue Acertando. Nesta sexta-feira, a primeira etapa da campanha chega ao fim, com o vigésimo vídeo: Seja Lixo Zero. A iniciativa coincide com a abertura da Semana Lixo Zero no DF, evento nacional que também conta com apoio da pasta.

Segundo a gerente de Implementação da Política de Resíduos da Sema, Maria Fernanda Teixeira, com a Campanha Continue Acertando e a participação da SEMA na Semana Lixo Zero, a secretaria busca provocar a reflexão da população para que, em um primeiro momento, reflita sobre o seu consumo. “E passe a consumir só o necessário, optando por produtos com menos embalagens ou por aquelas recicláveis ou reutilizáveis. Também recomendamos que as pessoas separem seus resíduos para a coleta seletiva e compostem seus orgânicos. Dessa forma, cada cidadão gera menos resíduos e nossa cidade caminha rumo ao lixo zero”, afirma.

As mensagens mostram que Ser Lixo Zero significa reduzir a geração de rejeito e encaminhar para a reciclagem todos os resíduos gerados no dia-a-dia, o que traz benefícios para o bolso, a economia do país, para os catadores e catadoras, para o meio ambiente e as futuras gerações.

Além da Sema, participam da Continue Acertando os setores de Educação Ambiental, Comunicação e Resíduos Sólidos do Brasília Ambiental, Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA).

A campanha foi lançada em Redes Sociais como Facebook, Instagram e Youtube em junho, ainda em comemoração ao mês do Meio Ambiente. Nela, os servidores dos órgãos envolvidos mostram como fazem a gestão dos resíduos gerados em suas residências. Na época, em teletrabalho, cada um gravou suas próprias dicas.

SEMANA LIXO ZERO

A Sema apoia a Semana Lixo Zero, que teve início nesta sexta-feira no Distrito Federal, com a distribuição de nove pontos de coleta de resíduos em, Brazlândia, Cruzeiro, Lago Sul, Lago Norte, Jardim Botânico, Paranoá, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e São Sebastião.

Com o tema é Lixo Zero Inspira Minha Cidade, o evento busca reforçar a conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ação conta também com o apoio das administrações regionais e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Para mobilizar os cidadãos a destinar corretamente os resíduos gerados, as cooperativas de materiais recicláveis organizaram também drive-thru da coleta seletiva em diversas regiões administrativas.

A Semana Lixo Zero é um evento nacional mobilizado pelo Instituto Lixo Zero com a parceria de organizações não governamentais (ONGs), instituições públicas e privadas para conscientizar a população sobre o descarte dos resíduos sólidos.

Além dos materiais já comercializados pelas cooperativas – como plástico, papel, papelão, garrafas pet e embalagens do tipo longa vida –, alguns pontos também terão disponíveis coletores da empresa Green Ambiental, para recebimento de vidros e coletores do programa Reciclotech, da empresa Zero Impacto ou da Cooperativa CRV para o recebimento de eletroeletrônicos.

Lembre-se:

Resíduos recicláveis secos: papéis, papelões, plásticos, metais, isopor e embalagens longa vida.

Resíduos orgânicos: papéis sujos ou engordurados, restos de comida, cascas de frutas/verduras, palitos de picolé e outros resíduos de madeira assemelhados, filtros de café e chá, borra de café, restos de folhas.

Rejeitos: papel higiênico, absorventes íntimos, fraldas descartáveis, entre outros.

Eletroeletrônicos: computador, impressoras, telefones, carregadores, eletrodomésticos, entre outros.

Secretaria do Meio Ambiente