Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/05/17 às 16h31 - Atualizado em 30/10/18 às 11h18

Sema amplia representação na Conferência do Meio Ambiente

COMPARTILHAR

Notícias

Com a pré-conferência de São Sebastião começa a fase de definição de propostas e eleição dos delegados para a conferência distrital. O Regimento Interno foi atualizado e as datas das pré-conferências na Estrutural e na Samambaia, alteradas

(Brasília, 30/5/2017) – A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) deverá concluir cada uma das pré-conferências regionais com a escolha dos delegados de cada área eleita para esta etapa. Estes, escolhidos em seis áreas diferentes do Distrito Federal, vão defender a aprovação final das diretrizes ambientais na Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017 – Cuidando das Águas, em novembro.

A primeira das seis atividades será no campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) em São Sebastião. Para esta pré-conferência, no sábado (3 de junho) estão sendo chamados os representantes do governo e da sociedade civil das regiões administrativas do Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá e São Sebastião, assim como os moradores das regiões das bacias dos rios São Bartolomeu, São Marcos e do Paranoá.

O comando da organização da conferência definiu nessa segunda-feira os detalhes do funcionamento nas pré-conferências. O secretário adjunto da Sema, Carcius Santos, informou que os participantes serão encaminhados para as discussões em grupo, de acordo com cada um dos seis temas ambientais.

“Os credenciados serão identificados de acordo com os eixos temáticos que vão defender”, explicou o dirigente. A escolha do tema será feita pelo participante no ato de credenciamento, já acessível para a Pré-conferência de São Sebastião. Clique aqui para se inscrever.

Serão realizadas explanações sobre o texto-base e o roteiro da conferência. Os participantes de cada eixo temático serão divididos em grupos para a avaliação das cinco propostas que estão contidas no texto-base e cada grupo irá discutir uma proposta. “A discussão poderá levar à substituição parcial ou integral ou até a supressão da proposta original”, informou Santos.

À tarde, serão apresentadas as alterações aprovadas pelos grupos. “No final do encontro, os participantes de cada eixo temático decidirão se aprovam ou se ainda querem alterar as propostas aprovadas”, destacou o secretário adjunto. Se necessário, os integrantes de cada eixo temático podem fazer uma nova rodada de discussões. No encerramento, todas as propostas serão votadas em uma plenária.

O último item da programação é a escolha, por todos os participantes, de até quatro delegados por tema – um total de 24 eleitos – em cada uma das seis pré-conferências. Ou seja, serão escolhidos 144 delegados para a fase distrital, em novembro.

Regimento

O regimento interno da conferência sofreu alterações. Foram trocadas as datas das pré-conferências de Samambaia e da Estrutural, e alteradas as informações sobre o processo de escolha dos delegados.

A Pré-conferência da Bacia do Rio Paranoá, com as regiões de Águas Claras, Candangolândia, Estrutural/SCIA, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II e Vicente Pires será realizada, em 5 de agosto, no IFB da Estrutural. Já a pré-conferência da Bacia do Descoberto, com as regiões de Brazlândia, Ceilândia, Samambaia e Taguatinga, será realizada em 7 de outubro, no IFB de Samambaia.

Pela mudança, a Conferência Distrital passa a ter até 288 delegados, divididos entre representantes da sociedade civil e de órgãos e entidades públicas com atuação no Distrito Federal. Cada setor poderá ter até 144 delegados, dependendo da quantidade indicada pelas pré-conferências ou pelos órgãos e entidades públicas.

A Pré-conferência de São Sebastião começará às 8 horas com o credenciamento e terminará às 18 horas. 

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Conferência Distrital do Meio Ambiente será realizada em novembro no campus de Brasília do IFB. Foto: G1/DF.