Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/19 às 15h19 - Atualizado em 13/11/19 às 12h45

SEMA apoia movimento para plantio de 1 milhão de árvores no DF

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) foi convidada a participar da iniciativa Tempo de Plantar Gincana Verde, que conta com mais de mil voluntários no Distrito Federal. O desafio lançado pelo movimento é plantar um milhão de árvores em apenas um dia.

 

Entusiasmado com a proposta, o titular da Sema, Sarney Filho, disse que vai ajudar na obtenção das mudas e  na mobilização da população para o plantio. “É uma ideia excelente que conta com o apoio do governador Ibaneis Rocha. Queremos fazer outras parcerias para ampliar iniciativas como essa”, disse o secretário, que aderiu ao desafio #euaceitoodesafio1milhãodemudas.

 

“No dia 8 de dezembro, a população do DF terá a oportunidade de se reconectar com a natureza e, ao mesmo tempo, vivenciar uma experiência voltada para a recuperação dos recursos naturais do Planeta”, afirmou Paulo Cesar Araújo, um dos coordenadores da ação.

 

A participação da população é articulada pelos Comitês de Plantio de Árvores de cada região administrativa. Até dezembro, serão realizadas atividades de Educação Ambiental, como oficinas, rodas de conversas e palestras. Os comitês também já estão produzindo as mudas e sementes que serão utilizadas na ação.

 

“O Tempo de Plantar vai de 8 de dezembro, em pleno período de chuvas,  até o final de março, quando termina o verão. No lançamento do projeto, as pessoas envolvidas serão motivadas a plantar uma árvore nativa do cerrado nos parques da cidade, em uma área próxima de suas residências ou mesmo no fundo do quintal”, resume Paulo César Araújo”.

 

Essa é a primeira ação que envolve o plantio de uma grande quantidade de árvores pela população do DF. Paulo Araújo explica que a ideia é que a iniciativa ocorra todos os anos na capital.  “O desafio nasce como uma provocação”, enfatizou.

 

Comitês

 

Os comitês de plantio já estão presentes em Águas Claras, Altiplano Leste, Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro/Octogonal, Guará, Gama, Sobradinho I e II, Samambaia, São Sebastião, Sudoeste, Lago Norte, Lago Oeste, Mangueiral, Noroeste, Park Way, Santa Maria, Taguatinga, Vila Planalto e Varjão/Taquari/Serrinha.

Secretaria de Meio Ambiente

Assessoria de Comunicação Social