Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/07/19 às 10h45 - Atualizado em 1/07/19 às 10h46

SEMA apresenta experiência do DF na Alemanha

COMPARTILHAR

Iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável em cidades do Distrito Federal  fizeram parte do 10º Fórum Global de Resiliência Urbana e Adaptação Climática, em Bonn

 

 

A experiência da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em financiamento e execução de projetos estratégicos no Distrito Federal na área de sustentabilidade das cidades foi apresentada nesta quinta-feira (27/06), pela subsecretária de Assuntos Estratégicos, Alessandra Andreazzi Peres, no 10º Fórum Global de Resiliência Urbana e Adaptação Climática, em Bonn, na Alemanha. Ela foi uma das palestrantes da Sessão de Intercâmbio das Cidades do GPSC (Plataforma Global para Cidades Sustentáveis). O evento teve início no dia 26 e segue até esta sexta, (28).

 

O objetivo do fórum é promover a troca de experiências entre cidades de todo o mundo, representadas por integrantes dos governos, organizações não governamentais, organismos internacionais e bancos multilaterais.

 

Segundo Alessandra, mesmo fazendo parte da delegação da América do Sul, foi possível interagir com pessoas de todos os continentes. “Então, penso que o mais importante aqui tem sido a troca de experiências. Poder ter contato com especialistas para nos dar mais ideias e contribuir com o que a gente está pensando e fazendo, assim como, saber mais da área de financiamento para projetos de mudanças do clima e trocas bilaterais chamou muito a minha atenção”, afirma.

 

O evento é organizado pelos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), uma rede global com cerca de 1.750 governos locais e regionais de mais de 100 países, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável e pelo  Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility ou GEF) por meio do GPSC.

 

RESISTÊNCIA

A resiliência urbana é a capacidade que uma cidade tem de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se da exposição às ameaças, produzindo efeitos de maneira oportuna e eficiente, o que inclui a preservação e restauração de suas estruturas e funções básicas.