Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/03/21 às 16h33 - Atualizado em 3/03/21 às 16h34

Sema disponibiliza gravações do I Workshop Diagnóstico e Técnicas de Tratamento de Efluentes

COMPARTILHAR

Evento revelou primeiros resultados de estudo no antigo Lixão da Estrutural

 

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) disponibilizou, no seu canal de Youtube, o conteúdo do I Workshop Diagnóstico e Técnicas de Tratamento de Efluentes – Remediação do Antigo Lixão da Estrutural, ocorrido no dia 10 de dezembro,  em plataforma digital. A pesquisa, encomendada pela pasta,  começou em 2019 e se estende até meados deste ano, em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), contratada para executar o projeto.

 

O titular da Sema, Sarney Filho, participou da mesa de abertura e afirmou, na ocasião, que a expectativa é de que o trabalho contribua na formulação e na execução de políticas públicas voltadas ao cumprimento da Política Distrital de Resíduos Sólidos (PDGIRS).

 

O evento teve como objetivos apresentar os resultados preliminares do Diagnóstico, bem como mostrar estudos de caso de recuperação e remediação de lixões e tratamento de efluentes de aterros sanitários e, ainda, estabelecer diretrizes e arranjos institucionais para remediação do Lixão da Estrutural.

 

Os resultados indicaram que a contaminação dos recursos hídricos subterrâneos e a produção de gases de efeito estufa são os principais problemas ambientais advindos do funcionamento do Lixão da Estrutural. De acordo com o seu coordenador técnico do estudo, professor Eloi Campos, o resultado não indica que a área esteja descontaminada. “Mas a gente acreditava que ia se deparar com uma situação bem mais complexa e grave”, afirmou o pesquisador do Departamento de Hidrogeologia e Geologia Ambiental da Universidade de Brasília (UnB).

 

Cidades Sustentáveis – O evento fez parte das ações do Projeto CITinova “Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil por meio de planejamento urbano integrado e do investimento em tecnologias inovadoras”, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal em Parceria com Ministério da Ciência Tecnologia e Informação – MCTI, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE e, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma com recursos do Global Environment Facility – GEF.

 

Também participaram da mesa de abertura, o diretor presidente do Serviço de Limpeza Urbana, Jair Tannús, o coordenador-geral de Ciência do Clima e Sustentabilidade, Márcio Rojas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o gestor de portfólio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA),  Asher Lessels, o procurador do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Roberto Carlos Batista e a coordenadora do CITinova no DF, Nazaré Soares.

 

Acesse aqui o Workshop

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente