Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/17 às 13h00 - Atualizado em 30/10/18 às 11h15

Sema informa sobre Coleta Seletiva Solidária

COMPARTILHAR

Notícias

Servidores públicos e cidadãos podem ter acesso a informações para saber como participar ativamente nesta ação

(Brasília, 25/7/2017) – A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) está disponibilizando em seu site a partir desta terça-feira (25) informações sobre a coleta seletiva solidária no Distrito Federal, que é a coleta dos resíduos recicláveis descartados e separados na fonte geradora para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A função da Sema-DF é de mobilizar, sensibilizar e orientar os órgãos do DF para a implementação da coleta seletiva solidária. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail: coletaseletivasolidaria@sema.df.gov.br e pelo telefone 3214-5674.

As informações que estão sendo colocadas à disposição do público esclarecem de forma prática como preparar os resíduos em um folheto digital e uma apresentação sobre o assunto. Por exemplo, ao explicar como o servidor público pode colaborar, orienta-se que podem utilizar duas lixeiras: uma para os recicláveis secos (plásticos, isopor, papel, papelão, metal, embalagem longa vida) e outra para os orgânicos e rejeitos (restos de comida, cascas de frutas, filtro de chá e de café, papel engordurado, lixo de banheiro, tecidos e vidro).

É sugerido separar os papeis em um saco só, para que não sejam contaminados por outros resíduos. “Desmonte caixas (papelão, leite e suco) para ocuparem menos espaços. Remova o excesso de alimentos e bebidas das embalagens”.

A Sema-DF tem a responsabilidade de coordenar a sensibilização e da mobilização para implementação da coleta seletiva solidária nos órgãos públicos do DF, mas a responsabilidade da implementação dentro de cada órgão é da própria autarquia por meio da Comissão de Coleta Seletiva Solidária que será constituída por cada organização. As informações estarão disponíveis para tirar dúvidas básicas e recorrentes, como o passo a passo de como fazer e como separar. As informações estarão disponíveis para todos os servidores públicos do governo de Brasília.

Funcionamento

A lei distrital 4.792/2012 dispõe sobre a separação e destinação final dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública do Distrito Federal. Coleta seletiva solidária é a coleta dos resíduos recicláveis, descartados e separados da fonte geradora para destinação às cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Para isso, os órgãos do governo precisam adotar internamente a coleta seletiva solidária.

Um decreto instituiu a obrigatoriedade de criação de comissões dentro dos órgãos para planejamento, implementação e monitoramento da coleta seletiva. Uma vez que o material esteja devidamente separado, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) viabilizará as rotas de coleta e destinação para as cooperativas de catadores existentes no DF.

Saiba mais:

Agência Brasília: Coleta Seletiva Solidária mobiliza todos os órgãos do governo

Sema: Subsecretaria de Resíduos Sólidos

SLU: Coleta Seletiva

SLU: Perguntas frequentes

SLU: Diferenças entre coleta seletiva e reciclagem

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Sema já participa da Coleta Seletiva Solidária. Foto: Murilo Lins/Sema-DF.