Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/10/17 às 16h04 - Atualizado em 30/10/18 às 11h10

Sema marca presença em encontro de escoteiros do Brasil

COMPARTILHAR

(Brasília, 13/10/2017) – Agentes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros, liderados pelo secretário de Meio Ambiente, André Lima, compareceram nesta quinta-feira (12) ao Ajuri, encontro de 1.100 escoteiros e lobinhos de todo o Brasil, promovido pela Região Escoteira do Distrito Federal. As ações estão dentro do PPCIF, coordenado pela Sema.

“É uma grande oportunidade de falar com jovens e crianças sobre a crise hídrica e a forma de colaborar para reduzir o problema”, afirmou o secretário. Na dinâmica de relacionamento com os escoteiros e lobinhos presentes, Lima os desafiou para chegar ao total de economia de água se cada cidadão do DF reduzir o consumo em 10 litros por dia, o número deveria ser convertido em número de garrafinhas de 500ml. Diversos jovens apresentaram resultados para fechar a conta e chegar ao montante de 21 bilhões, 900 milhões de garrafinhas.

Os escoteiros foram estimulados ainda a conversar com os atores de uma peça de mamulengo, apresentada por Ricardo Ayres e Wellington Melgaço, do Centro Nacional de Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal (Prevfogo), além de Carolina Schubart e Jéssica de Almeida, da Sema. A peça de teatro também teve como tema a água e os cuidados para evitar incêndio nas matas do DF.

 

Na peça, duas crianças conversam sobre as queimadas nas matas da região e interagem com um brigadista que fala sobre os efeitos e os cuidados em relação ao assunto. E termina com a mascote do Prevfogo, um tamanduá-bandeira, convidando todos a se unirem contra as queimadas.

 

O Corpo de Bombeiros fez apresentações de vídeos e explicações sobre o mesmo tema, além de expor equipamentos de combate ao fogo. A apresentação aos escoteiros ficou a cargo do segundo sargento Edison Batista.

 

A abertura das atividades durante a tarde de quinta-feira contou com a presença do ex-baterista da banda de rock Plebe Rude, e professor, Marcelo Capucci, além de técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A Adasa levou um trailer para suas apresentações.

 

Veja o filme da campanha contra as queimadas em 2017

 

O PPCIF é uma parceria para a proteção do cerrado. O plano se propõe a integrar e a promover a cooperação mútua para a uso dos recursos humanos e materiais disponíveis na rede de parceiros.

 

O objetivo é reduzir a ocorrência e a reincidência de incêndios florestais no DF. Para tanto, prevê uma estruturação de combate e prevenção ao fogo no cerrado como uma ação permanente do governo. Entre as medidas previstas, estão gestão de resíduos para a redução da queima e da causa de incêndios acidentais.

 

Essa gestão inclui mapear e evitar o depósito de entulhos e lixo, assim como o estabelecer rotinas de retirada dos locais potenciais de incêndio. A prioridade nas suas ações são as unidades de conservação; proteger os recursos naturais nela existentes; promover a participação e integração da comunidade nas ações do PPCIF.

 

Para a sua execução, foi criado um Grupo Executivo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal, integrado por dez órgãos distritais e federais como o Ibram, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ICMBio e Universidade de Brasília. Isso além de outros órgãos no apoio direto e no apoio eventual.

 

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611