Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/19 às 13h12 - Atualizado em 6/05/19 às 13h12

Sema participa de “Encontro das Águas” da região de Serrinha do Paranoá

COMPARTILHAR

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis –, participou “Encontro com as águas”, no sábado (4). Promovida pela Administração do Lago Norte, o evento reuniu representantes de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e lideranças comunitárias, com o objetivo de comunicar e mobilizar os moradores da região de Serrinha do Paranoá para as ações que serão realizadas por cada órgão para a manutenção da capacidade produtiva de água pelos principais córregos e a garantia dos sistemas produtivos já existentes.

 

No DF, as ações do projeto CITinova, antigo GEF Cidades Sustentáveis, estão sendo realizadas também em áreas rurais que fazem parte das bacias do Paranoá e Descoberto, que abrigam mananciais importantes para a produção de água e abastecimento urbano.

 

As ações visam também conciliar a estabilidade de uma agricultura sustentável com a manutenção da capacidade de produção de água, e a qualidade do solo, evitando, assim, a impermeabilização e o desmatamento pelo avanço desordenado das cidades.

 

O projeto é custeado por um fundo gerido pela ONU e coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No DF, é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA-DF), com a participação de diversos setores do governo e da sociedade civil.

 

A Sema é responsável pela implantação de Sistemas Agroflorestais Mecanizados, restauração de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs), implantação de pesquisa sobre “água estruturada” e aplicação dos índices de sustentabilidade nas bacias do Paranoá e Descoberto.

 

“O Projeto CITinova vem para somar e ampliar as ações de proteção da Água, associado à Produção”, afirma a coordenadora do projeto CITinova, Nazaré Soares.

O encontro foi realizado no espaço Panorama, no Núcleo Rural Córrego Tamanduá, Lago Norte.

 

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)
Assessoria de Comunicação Social