Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/19 às 17h16 - Atualizado em 9/08/19 às 17h17

SEMA participa de evento sobre cidades sustentáveis

COMPARTILHAR

 

 

O secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, participou da abertura do 1º Fórum de Prefeitos do Fundo de Desenvolvimento Financeiro da Bacia do Prata (FONPLATA), nesta quinta-feira, (08/08), no Rio de Janeiro. Com o tema ‘Projetando Municípios Sustentáveis’, o encontro reuniu lideranças de cidades brasileiras, representantes de organismos internacionais e governo federal,  para trocar informações sobre práticas e tendências de desenvolvimento urbano e territorial.

 

Ao abordar os desafios que o Distrito Federal enfrenta, Sarney Filho lembrou que a capital tem uma situação diferente dos demais entes federativos brasileiros, pela condição híbrida entre estado e município. “Temos uma extensão territorial modesta, mas com grande área de influência em termos de desenvolvimento regional, e vive crescimento econômico e populacional significativo”, disse.

 

De acordo com ele, a visibilidade de Brasília aumenta o peso da responsabilidade com as sustentabilidades social, econômica e ambiental do território. “Por isso, ao fomentar o desenvolvimento urbano e territorial sustentável, o Fonplata configura-se como instrumento de financiamento fundamental para os países que o compõem”, afirmou.

 

Nesse contexto, o secretário destacou o papel dos estados e municípios pois, segundo ele, é na dimensão local que os problemas são vivenciados em sua face mais dura, e também onde as soluções e os avanços podem se concretizar, no dia a dia dos cidadãos. “O combate à crise hídrica, e a mitigação e adaptação à mudança do clima, assim como a proteção dos biomas para a manutenção dos serviços ecossistêmicos, são questões cada vez mais presentes no cotidiano da população, seja ela rural ou urbana”, finalizou.

 

Além de Sarney Filho, a abertura do evento contou com as presenças dos presidentes do FONPLATA, Juan Notaro Fraga, da Firjan, Eduardo Eugênio, do secretário da Assuntos Internacionais (SAIN), Erivaldo Gomes, do Ministério da Economia, do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Hugo Flores Timorán.

 

O Fonplata é um Banco de Desenvolvimento multilateral sediado na Bolívia e composto também pela Argentina, Paraguai e Uruguai, com vistas a financiar projetos de pequeno e médio portes, em especial em áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças, para impulsionar a integração entre países ou entre regiões de um mesmo país.

 

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)

Assessoria de Comunicação Social