Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/19 às 17h41 - Atualizado em 28/08/19 às 17h44

Sema promove reunião de Conselho Gestor do Projeto BNDES

COMPARTILHAR

 

 

O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, participou da abertura da reunião do Conselho Gestor do Projeto BNDES,  que trata da construção de Centrais de Triagem de Reciclagem e Central de Comercialização de materiais recicláveis no DF. O evento ocorreu na sede da secretaria, em Brasília/DF, na tarde desta terça-feira, (27/08). Na pauta, o andamento das obras, aquisição de equipamentos, ferramentas e materiais e gestão e governança de cooperativas de catadores.

 

A Sema é responsável por executar a política de resíduos sólidos no DF e coordena as obras dos empreendimentos, localizados na Cidade Estrutural. De acordo com Sarney Filho, várias tratativas com o Governo do Distrito Federal já foram feitas para que a obra continue recebendo apoio. “A Sema está engajada e os recursos do GDF necessários para que as obras tenham andamento serão disponibilizados em breve. Para isso estão sendo feitos muitos esforços”, afirmou.

 

De acordo com o subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Jair Tannus, a expectativa é de que os recursos do GDF sejam aportados ainda esta semana, “o que garantirá a continuidade da obra e o recebimento do restante do recurso do BNDES, necessários para a sua conclusão”.

 

Fruto de contrato de colaboração firmado entre o GDF e o BNDES, com previsão de investimentos que passam de R$ 53 milhões, os empreendimentos vão gerar 750 postos de trabalho para as catadores e estão em fase de conclusão.

 

Os espaços devem substituir os galpões alugados utilizados hoje pelos catadores. Por meio do SLU, o GDF mantém 29 contratos com cooperativas e associações, envolvendo 1.213 catadores de recicláveis que atuam na prestação de serviços de coleta seleta e triagem.

 

Participaram da reunião, Andrea Portugal, Gabriel Arraes, pelo SLU, Glauco Amorim, Hamilton Favilla Neto e Amanda Meireles, pela Sema, Remy Gorga Neto,  pela Organização das Cooperativas do Distrito Federal e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Sinomar Alves dos Santos, pela Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) e, Almerino Rodrigues e Railene pela Coopambiente.

 

SECRETARIA EXECUTIVA

 

A SEMA é a secretaria executiva do Conselho Gestor do BNDES, que garante a participação das lideranças de catadores e do poder público nas definições das ações do Projeto. Por meio do Contrato de Concessão de Colaboração Financeira, firmado entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o BNDES, estão sendo construídos dois Centros de Triagem e um Centro de Comercialização de Materiais Recicláveis.

 

Os dois centros de triagem, com a metragem de 2.825,60 m² cada, serão destinados ao adequado tratamento da parcela seca dos resíduos provenientes da coleta seletiva do DF, maximizando o retorno de diversos resíduos passíveis de reciclagem à cadeia produtiva da reciclagem do DF e do país.

 

A Central de Comercialização de Materiais Recicláveis receberá todo o material pré-selecionado para beneficiamento dos materiais advindos tanto dos CTRs, quanto das demais cooperativas de catadores do DF pertencentes à rede Centcoop. As atividades a que serão desenvolvidas incluem a recepção dos resíduos sólidos secos, triagem, classificação, prensagem, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis advindos da coleta seletiva do DF.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente