Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/19 às 17h25 - Atualizado em 26/09/19 às 17h25

Sema quer ampliar acordo de cooperação entre Jardim Botânico e CAESB

COMPARTILHAR

 

 

 

Com o objetivo de ampliar a parceria que existe hoje entre o Jardim Botânico de Brasília e a Caesb, o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho e a diretora do JBB, Aline De Pieri estiveram reunidos nesta quinta-feira (26/09) com o presidente da CAESB, Daniel Beltrão de Rossiter Correa.

 

Hoje já existe acordo de cooperação, que vence em novembro, com o objetivo de proteger e preservar os recursos hídricos dessa unidade de conservação. “Precisamos, cada vez mais, reforçar a participação da Caesb nesse trabalho e esperamos conseguir isso, dentro de um novo acordo de cooperação”, afirmou Sarney Filho.

 

A diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri, justificou a necessidade de parcerias mais efetivas para os próximos anos. “O número de frequentadores aumentou muito e estamos investindo, cada vez mais, em intervenções que darão mais conforto, comodidade e segurança ao público”, afirmou.

 

Ficou acertada na reunião, uma visita do presidente da CAESB, no dia 4 de outubro, ao JBB junto com técnicos da área que irão percorrer importantes pontos dentro da unidade, em áreas não abertas ao público, onde há várias nascentes que alimentam a Bacia do Paranoá, resultando no abastecimento de boa parte da população de Brasília.

 

“Hoje, a CAESB tem quatro pontos de captação de águas no JBB, daí a importância de seu papel no acompanhamento da quantidade e da qualidade da água que atende à população”, disse Sarney Filho.

 

Cerrado

 

“O Jardim Botânico de Brasília ocupa uma área de aproximadamente 4,5 mil hectares e protege uma das maiores unidades de conservação em perímetro urbano do Brasil, preservando uma área importante de Cerrado”, afirmou Sarney Filho.

 

Nos 500 hectares abertos à visitação pública há várias trilhas sinalizadas para caminhada e ciclismo, entre elas a Trilha Mater, Trilha Labiata, Trilha Ecológica e Trilha Krahô. Nas áreas edificadas, há jardins temáticos como o Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação, além de coleções de Orquídeas (Orquidário Margareth Mee), Cactos, Samambaias e Aráceas, são atrações para o público.

 

Secretaria do Meio Ambiente

Assessoria de Comunicação