Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/03/19 às 14h58 - Atualizado em 7/03/19 às 12h02

SEMA recebe catadores de materiais recicláveis

COMPARTILHAR

Foto: ASCOM SEMA

Representantes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Distrito Federal, estiveram reunidos nesta sexta-feira (1º/03) na Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) para discutirem ações conjuntas do Projeto BNDES que trata da construção de Centrais de Triagem de Reciclagem e Central de Comercialização de materiais recicláveis. Esses locais poderão disponibilizar até 750 postos de trabalho para os catadores de materiais recicláveis.

 

A SEMA é a secretaria executiva do Conselho Gestor do BNDES, que garante a participação das lideranças de catadores e do poder público nas definições das ações do Projeto. Por meio do Contrato de Concessão de Colaboração Financeira, firmado entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o BNDES, estão sendo construídos dois Centros de Triagem e um Centro de Comercialização de Materiais Recicláveis. A conclusão das obras está prevista para o próximo mês de agosto.

 

Os dois centros de triagem, com a metragem de 2.825,60 m² cada, serão destinados ao adequado tratamento da parcela seca dos resíduos provenientes da coleta seletiva do DF, maximizando o retorno de diversos resíduos passíveis de reciclagem à cadeia produtiva da reciclagem do DF e do país.

 

A Central de Comercialização de Materiais Recicláveis receberá todo o material pré-selecionado para beneficiamento dos materiais advindos tanto dos CTRs, quanto das demais cooperativas de catadores do DF pertencentes à rede CENTCOOP (Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF).

 

As atividades a serem desenvolvidas nesses empreendimentos compreendem a recepção dos resíduos sólidos secos, triagem, classificação, prensagem, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis advindos da coleta seletiva do DF.

 

Durante o encontro foram debatidos diversos temas, como a importância das Políticas públicas voltadas para o gerenciamento e destinação de resíduos sólidos do DF e a composição do Conselho Gestor do Projeto BNDES, que é gerenciado pela SEMA.

 

O subsecretário de Recursos Hídricos e Educação Ambiental da SEMA, Jair Tánnus, reafirmou o compromisso da secretaria com os catadores de materiais recicláveis no processo de participação e implementação da Política Distrital de Resíduos Sólidos.

 

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)

Assessoria de Comunicação Social

(61) 99360-1385