Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/19 às 18h00 - Atualizado em 2/07/19 às 18h00

Sema tem primeira reunião com Secretaria de Governança do GDF

COMPARTILHAR

Os dirigentes da Secretaria do Meio Ambiente estiveram reunidos pela primeira vez, nesta terça-feira (02/07), com a secretaria de Governança e Compliance da Casa Civil para conhecer o trabalho do novo órgão e apresentar as principais diretrizes e desafios da área ambiental. A Secretária-Executiva de Governança e Compliance, Cristiane Nardes, explicou que o governo do Distrito Federal está desenvolvendo um amplo trabalho de sensibilização e prevenção junto a todos os órgãos de governo.

 

“O nosso propósito  é deixar um legado de boas práticas para a sociedade, e para isso, é importante ouvir e promover o engajamento de todos nas agendas desenvolvidas, além de estabelecera uma boa convivência entre as diferentes áreas”, afirmou Cristiane Nardes.

 

A Secretária Executiva da Sema, Marilia Marreco, apontou como um dos grandes desafios para a Secretaria, o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda para 2030 no Distrito Federal.

“É fundamental que haja uma forte integração dos programas de governo para a formulação de políticas públicas, com enfoque no desenvolvimento sustentável”, afirmou. Ela lembrou que o país é um dos signatários do compromisso firmado pelos países na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em setembro de 2015.

 

Para atingir bons resultados nos próximos quatro anos, Marília Marreco destacou a importância do trabalho que está sendo realizado pela secretaria de Governança e Compliance da Casa Civil, compartilhando experiências e colhendo as sugestões de cada área. “Temos uma pauta importante no Distrito Federal com programas a cargo da secretaria, como a questão hídrica, a recuperação de mananciais e de nascentes, a destinação dos resíduos sólidos e a implantação e recuperação de parques, entre outros”, afirmou.

 

A equipe da Secretaria de Governança recebeu com interesse informações sobre medida implementada pela atual gestão da SEMA, de organização de reuniões regulares ao longo do ano, para nivelamento de conhecimento entre o gabinete e as áreas administrativas e técnicas.

 

CALENDÁRIO

 

Esta foi a primeira reunião do Comitê Interno de Governança e Compliance da Sema. A Secretária Cristiane Nardes recomendou a aprovação de um calendário definindo as datas de realização desses encontros internos e  informou que a Secretaria de Governança definiu que serão realizadas três grandes reuniões por ano para avalição geral dos resultados obtidos.

 

Ela explicou, ainda, que a sua secretaria tem parceria firmada no início do governo Ibaneis Rocha com o TCU, que resultou em capacitações e no decreto que determina os comitês das secretarias. “Há um Conselho de Governança do GDF, que fará o controle e acompanhamento. Os comitês das secretarias farão a ponte com o Conselho”, afirmou.

 

Durante o encontro, foi colocada pelos representantes da Secretaria de Governança a necessidade de discussão de estratégias para obtenção de resultados a médio e longo prazo. Foram levantados como referência os programas voltados para o desenvolvimento sustentável (ODS), incluindo as Regionais (RAs), a implantação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e do Sistema Distrital de Informações Ambientais –Sisdia. E ainda reforçada a importância de alinhamento entre os órgãos cujas agendas se tangenciam.

 

 

Secretaria do Meio Ambiente

Assessoria de Comunicação