Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/09/19 às 17h50 - Atualizado em 13/09/19 às 17h59

Semana do Cerrado se despede do público com opções de lazer neste sábado

COMPARTILHAR

 

O Jardim Botânico de Brasília, o Parque Ecológico de Águas Claras e a Praia Norte (antigo Piscinão Lago Norte) serão palco neste sábado das atividades de encerramento da Semana do Cerrado 2019. E tem mais: no Museu da República, o artista plástico Siron Franco volta a projetar a videoinstalação Ciclo do Cerrado, que fez sucesso na quarta-feira, ao transformar a cúpula do Museu Nacional da República em tela para imagens que alertam para os riscos, como as queimadas e chamam a atenção para as belezas, como as cachoeiras, do Cerrado. A projeção ocorre entre 18h30 e 22h30. No gramado do CCBB será realizada uma edição especial da Meditação da Lua Cheia. A prática guiada tem início às 20h.

 

No Jardim Botânico de Brasília, as atividades de encerramento serão realizadas de 9h às 17h. a programação inclui Feira da Sustentabilidade, com produtos naturais e do Cerrado, a exemplo de artesanato, artigos de decoração, biojoias e cosméticos; feira de alimentos orgânicos; exposição e oficina sobre hortas orgânicas e; educação ambiental voltada para as crianças.

 

Na Prainha do Paranoá, de 10h às 13h, público participa da Semana Lago Limpo, promovida pela Agência Reguladora de Águas (Adasa). São oficinas, brincadeiras e apresentação musical do Corpo de Bombeiros. Além de atividades náuticas em parceria com a ONG Ocupe o Lago e atividades esportivas (yoga, zumba e fit dance).

 

 

 

No Parque Ecológico de Águas Claras, a ação ocorre de 9h às 13h, com feira orgânica, palestra sobre alimentação saudável, apresentações circenses e pintura de rosto. O Brasília Ambiental realiza atividades de educação ambiental.

 

A Semana do Cerrado, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), tem como objetivo conscientizar a população para a adoção permanente de práticas sustentáveis. Desde o domingo (08/09), uma série de atividades simultâneas. Promovida no âmbito do projeto CITINova (Planejamento Integrado e Tecnologia para Cidades Sustentáveis), neste ano a semana abordou o tema “Cidades Sustentáveis”. A inciativa conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

 

Troca de lixo eletrônico por copo

 

A ONG Programando o Futuro leva para o Parque Ecológico de Águas Claras  a sua Estação de Metarreciclagem, onde lixo eletrônico será trocado por copos ecológicos com desenhos inspirados no Cerrado, assinados pelos artistas visuais Siron Franco, Ralfe Braga, André Xpto, Mão e Dama.

 

Podem ser descartados eletrodomésticos (pequenos ou grandes), eletroportáteis, celular, carregador de bateria, extensões, fios elétricos, carregadores, transformador, computador, controle de vídeo game.

 

 

 

Sobre o Cerrado

 

Presente em 13 estados brasileiros, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, superado apenas pela Amazônia. Marcado pela diversidade biológica, já perdeu 50% da sua cobertura natural e requer esforços concentrados em torno de sua preservação. O Cerrado é considerado o berço das águas. É aqui, de uma única nascente, que brotam águas que vão percorrer mais de cinco mil quilômetros, para o norte e para o sul, formando duas das maiores bacias hidrográficas, Tocantins e Paraná.

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Secretaria do Meio Ambiente

Eliana Lucena 61 99789815

Luciana Abade 61 996483575

Marta Moraes 61 981185863