Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/17 às 11h53 - Atualizado em 30/10/18 às 11h15

Seminário sobre recursos hídricos é agendado para outubro no DF

COMPARTILHAR

Notícias

Da Agência Brasília

Governador Rollemberg participou de lançamento oficial na noite desta segunda-feira (14). Evento é parte dos preparativos para o Fórum Mundial da Água 2018, que será sediado em Brasília

Com a proximidade do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, em março de 2018, avançam os debates sobre a temática do uso sustentável dos recursos hídricos.

De 26 a 29 de outubro deste ano, a cidade recebe o II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade – Águas pela Paz, no Museu Nacional da República.

Lançado em cerimônia na noite desta segunda-feira (14), na Asa Sul, o seminário terá atividades com o objetivo de discutir a cultura de paz e o compartilhamento da água em perspectiva internacional, intercultural, científica e espiritual.

O governador Rodrigo Rollemberg participou do lançamento em companhia do secretário do Meio Ambiente, André Lima. “Refletir sobre a água nos faz mais seres humanos, com compreensão sobre a importância dos recursos hídricos para todas as integrações possíveis”, observou.

“A população deve se conscientizar de que preservar a água é uma tarefa de todos. Vamos nos unir para proteger esse recurso, que se confunde com a própria vida”, concluiu o governador.

A iniciativa é do Centro Internacional de Referência e Transdisciplinaridade (Cirat), que desenvolve pesquisas sobre recursos hídricos por meio de doações de organismos nacionais e do exterior.

Além de representantes de entidades de cunho ambiental e autoridades, estava presente o líder espiritual Sri Prem Baba, que participou ativamente das etapas preparatórias do evento.

O centro reúne pesquisadores do Jardim Botânico e de oito órgãos do governo de Brasília: as Secretarias do Meio Ambiente, de Saúde, de Cultura, de Educação e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa); e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

O encontro de 2017 dará sequência ao 1º Seminário Internacional de Água e Transdisciplinariedade: para uma ecologia de saberes, ocorrido em 2011 no Senado Federal. À época presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, Rodrigo Rollemberg, então senador, promoveu o evento e participou como expositor.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos, manter o tema na agenda ambiental internacional e buscar soluções para o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos do planeta.

Entre os participantes estão governantes, empresários e representantes de organizações não governamentais. O evento ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

escolha de Brasília como sede do fórum ocorreu em 26 de fevereiro de 2014, durante reunião de governadores do Conselho Mundial da Água, em reunião na Coreia do Sul.

Para a edição de 2018 em Brasília, primeira no Hemisfério Sul, são esperados cerca de 30 mil representantes de 170 países.

Até 23 de agosto, está aberta a chamada pública para entidades e pessoas interessadas em trabalhar voluntariamente na organização das sessões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água.

Veja a matéria original:

Agência Brasília: Seminário internacional sobre recursos hídricos é agendado para outubro no DF

O governador Rodrigo Rollemberg participou do lançamento em companhia do secretário do Meio Ambiente, André Lima, e do líder espiritual Sri Prem Baba. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília.